SSP apresenta sistema de monitoramento de segurança

Programa permite que governador e o alto comando da Segurança Pública acompanhem, em tempo real, informações sobre incidência de crimes, número de policiais em operação, viaturas em deslocamento, ações preventivas e ostensivas das polícias; secretário Joaquim Mesquita mostrou ao governador Perillo plano estratégico para redução dos índices de criminalidade, que deve começar pelos dez bairros de Goiânia onde se concentram 30% dos casos de violência

SSP apresenta sistema de monitoramento de segurança
SSP apresenta sistema de monitoramento de segurança (Foto: RODRIGO CABRAL)

Goiás247_ O secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito, apresentaram ao governador Marconi Perillo o Sistema de Controle Operacional, durante encontro no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O sistema permite que governador e o alto comando da Segurança Pública acompanhem, em tempo real, informações sobre incidência de crimes, número de policiais em operação, viaturas em deslocamento, ações preventivas e ostensivas das polícias.

Como base nos dados iniciais, o secretário Mesquita mostrou ao governador um plano estratégico para redução dos índices de criminalidade, que deve começar pelos dez bairros de Goiânia onde se concentram 30% dos casos de violência, entre homicídios, roubo a comércio e furto de veículos. As primeiras informações revelam que a maioria das ocorrências em Goiânia, além de se concentrar em dez bairros, ocorre às sextas-feiras e aos sábados, nas três primeiras horas da madrugada.

O Sistema de Controle Operacional, inédito no País, consegue extrair informações disponíveis nos bancos de dados dos comandos regionais da PM, organizá-los, e disponibilizá-los em tempo real. “A gente sabe onde está aplicando a vacina e se está dando resultados”, disse ao governador o major Tayrone, idealizador do sistema. De acordo com o secretário Joaquim Mesquita, o sistema permite a “pactuação de resultados” na Segurança Pública. A ideia é premiar com bônus os comandos que se destacarem no cumprimento das metas de redução de criminalidade.

Na reunião com o governador, o coronel Sílvio Benedito informou que há dez dias não ocorrem explosões de caixas eletrônicos em Goiás e a cidade de Aparecida de Goiânia contabilizou cinco dias consecutivos sem registro de homicídios. “Podemos afirmar, com toda segurança, que há uma curva descendente da criminalidade em Goiás”, comemorou o secretário Joaquim Mesquita, ao ressaltar que o novo sistema possibilita ao governador se inteirar dos números em tempo real e determinar as ações estratégicas.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247