Tesla processa governo de Ontario por excluir marca de programa de subsídio

O governo chegou a fazer provisões para pessoas que já tinham comprado ou encomendado os veículos, mas estruturou o programa de transição de uma forma que excluiu a Tesla.

Tesla processa governo de Ontario por excluir marca de programa de subsídio
Tesla processa governo de Ontario por excluir marca de programa de subsídio

(Reuters) - A Tesla abriu processo contra o governo da província canadense de Ontario por causa do cancelamento de um programa de incentivo à compra de veículos elétricos da marca, segundo documentos enviados ao tribunal em 10 de agosto.

Em julho, pouco depois de assumir o poder em Ontario, o governo progressista conservador de Doug Ford cancelou uma série de iniciativas de energia limpa, incluindo um programa de incentivo que previa descontos de até 4 mil dólares canadenses (cerca de 3 mil dólares) para pessoas que comprassem carros elétricos.

O governo chegou a fazer provisões para pessoas que já tinham comprado ou encomendado os veículos, mas estruturou o programa de transição de uma forma que excluiu a Tesla, que não usa modelo de concessionárias, afirmou a montadora nos documentos do processo.

“A exclusão injustificada da Tesla Canadá e de seus consumidores foi feita sem dar à Tesla qualquer aviso ou chance de participar do processo”, afirmou a companhia.

A Tesla está pedindo para o tribunal reverter a exclusão dos clientes da marca do programa de desconto. 

Um representante do Ministério dos Transportes de Ontario afirmou que a província tomou conhecimento do processo aberto pela Tesla Canadá, mas não se manifestou sobre o assunto.

Por Anna Mehler Paperny

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247