Tocha passará por cidade com menor IDHM

Na rota da tocha dos Jogos Olímpicos no Brasil está o município de Murici, distante 44 quilômetros de Maceió, cidade com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) por onde o símbolo olímpico irá passar; na outra ponta do ranking vem São Caetano do Sul, em São Paulo, com a melhor avaliação, segundo a ONU

Na rota da tocha dos Jogos Olímpicos no Brasil está o município de Murici, distante 44 quilômetros de Maceió, cidade com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) por onde o símbolo olímpico irá passar; na outra ponta do ranking vem São Caetano do Sul, em São Paulo, com a melhor avaliação, segundo a ONU
Na rota da tocha dos Jogos Olímpicos no Brasil está o município de Murici, distante 44 quilômetros de Maceió, cidade com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) por onde o símbolo olímpico irá passar; na outra ponta do ranking vem São Caetano do Sul, em São Paulo, com a melhor avaliação, segundo a ONU (Foto: Voney Malta)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Alagoas 247 - A cidade de Murici, distante 44 quilômetros de Maceió, será o local do Brasil com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) pelo qual a tocha dos Jogos Olímpicos vai passar até o dia 4 de agosto. Um levantamento do site esportivo ESPN revela que a cidade alagoana ocupa a posição número 5.416, de um total de 5.565 municípios.

O IDHM avalia as cidades sob três perspectivas: renda, longevidade e educação, com avaliações de 0 a 1. Os indicadores mostram que Murici apresenta renda considerada "baixa", longevidade "média" e educação "muito baixa". O município tem média geral, de 0,527, considerada "baixa".

Num comparativo feito pelo site ESPN, se fossem países, Murici seria o 151º colocado em um ranking mundial, e estaria entre Suazilândia e Tanzânia.

Em 2010, o município foi fortemente atingido por enchentes, que destruíram parte da cidade e afetaram mais de nove mil habitantes - de um total estimado de 26 mil.

Além de Murici, a Tocha Olímpica deve passar em Alagoas também pelas cidades de São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Maceió e União dos Palmares. A chama Olímpica chega ao estado no dia 29 de maio. 

OUTRO EXTREMO

Na outra ponta do ranking por onde o fogo Olímpico irá passar está a cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo. No IDHM no Brasil, divulgado pela ONU, São Caetano do Sul é a cidade com melhor avaliação do ranking do país, liderando com índice de 0,862.

São Caetano ficou conhecida no mundo do esporte com o time de futebol da cidade, que decidiu o Campeonato Brasileiro duas vezes e também a Copa Libertadores de 2002. Nos esportes olímpicos, o ginasta Arthur Zanetti, medalhista de ouro em Londres, treina lá.

Com gazetaweb.com

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email