HOME > Meio Ambiente

Em iniciativa inédita, campanha lança 30 candidaturas indígenas no País

Os candidatos têm duas propostas em comum. Uma são políticas de proteção ao meio ambiente

Lançamento nacional da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) (Foto: ABR)

247 - Um total de 30 candidaturas de movimentos indígenas em 20 estados disputará este ano vagas no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados ou Senado) e em Assembleias Legislativas. Os candidatos têm duas propostas em comum. Uma são políticas de proteção ao meio ambiente e outra dos direitos dos povos originários. De acordo com informações publicadas nesta segunda-feira (29) pelo DW Brasil, 12 candidaturas concorrem à Câmara dos Deputados e 18 tentam uma vaga nas assembleias legislativas de 15 estados. A lista de candidaturas foi publicada nesta segunda-feira (29) no site da Campanha Indígena.

"Há mais de 500 anos existimos e resistimos a este Estado e agora queremos ver os parentes no centro das tomadas de decisões", disse Dinamam Tuxá, advogado e coordenador executivo da Apib. 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) lidera a campanha. A Apib é formada por mais sete organizações regionais: Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme); Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (Arpin Sudeste); Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpin Sul); Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); Conselho do Povo Terena; Grande Assembleia do povo Guarani (Aty Guasu) e Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: