247 fará sua primeira pesquisa presidencial com Vox Populi

O 247 realizará a primeira pesquisa para eleições presidenciais de sua história, em parceria com o Vox Populi; a pesquisa será realizada na véspera do primeiro turno das eleições, no sábado 6 de outubro, e seus resultados serão divulgados às 20h; pela primeira vez na história do Brasil, uma pesquisa eleitoral será financiada pelos próprios eleitores, e não por grupos econômicos ou políticos e será colaborativa: você pode mandar sugestões de perguntas aos pesquisados

247 fará sua primeira pesquisa presidencial com Vox Populi
247 fará sua primeira pesquisa presidencial com Vox Populi

247 - O 247 realizará a primeira pesquisa para eleições presidenciais de sua história, numa parceria com o instituto Vox Populi. Será uma pesquisa inédita, colaborativa, no espírito da democratização da informação que está na origem do 247. A pesquisa será realizada a preço de custo pelo Vox Populi e financiada pela comunidade 247: qualquer pessoa pode apoiar o projeto, assinante ou não. O levantamento será realizado na véspera do primeiro turno das eleições, no sábado, 6 de outubro, e seus resultados serão divulgados às 20h, no Boa Noite 247, programa da TV 247 apresentado por Gisele Federicce, Paulo Moreira Leite e Alex Solnik. 

O acordo foi celebrado no dia 24 de setembro entre Leonardo Attuch, editor do 247, e Marcos Coimbra, sócio-proprietário e diretor do Vox Populi. "A pesquisa visa apresentar resultados confiáveis, livres de qualquer influência econômica ou política", diz Attuch. Coimbra avalia que a iniciativa é inédita e reflete os novos tempos de informação compartilhada: "Será um passo para acabar com essa tradição de grandes grupos econômicos, midiáticos ou não, patrocinarem pesquisas".

Participe financiando - Você pode ser um dos sócios da pesquisa Vox/247 clicando aqui, no link de financiamento coletivo da plataforma Catarse. Toda a campanha de arrecadação será transparente e o montante arrecadado será usado unicamente para financiar a pesquisa. O valor é de R$ 100 mil, a ser arrecadado num prazo de 20 dias, e será suficiente para os custos de uma pesquisa que ouvirá duas mil pessoas. Uma vez alcançada a meta, a campanha é imediatamente encerrada.

Participe ajudando a elaborar o questionário da pesquisa - Todas as pessoas podem participar com sugestões de perguntas aos eleitores. As peguntas devem ser enviadas para o email [email protected] A equipe técnica do Vox Populi irá avaliar quais delas podem ser incorporadas ao questionário. 

Como surgiu a ideia - O surgimento da ideia da pesquisa é indicativo do novo tempo de elaboração criativa e colaborativa em larga escala permitido pelas redes sociais e que está no coração do projeto 247. Não foi uma ideia da direção do 247 ou uma proposta do Vox Populi. Tudo começou durante o programa Bom Dia, da TV 247, em 22 de setembro, quando o assinante Alfredo Glitz, participou da conversa comunitária por meio do chat e sugeriu: 'Attuch, precisamos de uma pesquisa fidedigna do Vox Populi. O 247 poderia contar com a participação $ voluntária dos 170 mil assinantes" - na verdade, ele referia-se aos 170 mil inscritos no canal da TV até aquele momento. A ideia foi recebida com entusiasmo pelos editores do 247, que durante o Bom Dia já entraram em contato com Marcos Coimbra, que acolheu imediatamente a ideia. Dois dias depois, a campanha para a realização da pesquisa estava no ar.    

Metodologia da pesquisa - serão realizadas 2 mil entrevistas em 121 municípios ao longo do dia 6 de outubro. O intervalo de confiança estimado é de 95%e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

Quem somos - O Vox Populi foi fundado em fevereiro de 1984 e tem sede em Belo Horizonte. Está entre as dez maiores empresas especializadas em pesquisas do país e é um dos mais tradicionais e confiáveis institutos de pesquisas eleitorais, ao lado do Ibope e Datafolha.

O 247 existe desde 2011 e é hoje o portal progressista de maior audiência na internet. Em 2018, passou a ter uma média mensal superior a 50 milhões de páginas visitadas. A TV 247 é o mais importante canal de jornalismo no YouTube no país, somando 42 milhões de visualizações mensais com uma grade diária de conteúdo original que supera as 6 horas de transmissão ao vivo.

 


 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247