Florestan cobra Mourão: peça ao STF que libere minha entrevista com Lula

O jornalista Florestan Fernandes Júnior cobrou do vice-presidente Hamilton Mourão o mesmo ímpeto em defesa da liberdade de expressão para a sua entrevista com o ex-presidente Lula, proibida pelo presidente do STF, Dias Toffoli; "Já que o Mourão virou defensor da liberdade de expressão, que tal ele pedir ao STF a liberação de minha entrevista com o Lula", disse o membro do Jornalistas pela Democracia

Florestan cobra Mourão: peça ao STF que libere minha entrevista com Lula
Florestan cobra Mourão: peça ao STF que libere minha entrevista com Lula

247 - O jornalista Florestan Fernandes Júnior aproveitou que o vice-presidente Hamilton Mourão defendeu nesta segunda-feira, 15, a liberdade de expressão ao criticar a censura imposta pelo Supremo Tribunal Federal à revista Crusoé e cobrou que sua defesa se estenda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

"Já que o Mourão virou defensor da liberdade de expressão, que tal ele pedir ao STF a liberação de minha entrevista com o Lula", escreveu Florestan pelo Facebook. 

Florestan Fernandes Júnior, que é membro do Jornalistas pela Democracia, teve seu pedido de entrevista com o ex-presidente Lula para o jornal El País autorizado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF, em duas decisões, em setembro e em outubro do ano passado.

No entanto, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, revogou as decisões, mantendo Lula impedido de se manifestar e cerceando a liberdade de atuação jornalística de Florestan.  

O pedido ao vice-presidente veio depois que Hamilton Mourão reagiu com veemência à decisão do ministro Alexandre de Moraes, também do STF, que censurou reportagem da revista Crusoé que relaciona o presidente do Supremo, Dias Toffoli, a suposto pagamento de propina pela Odebrecht. "Não tenho dúvida de que é censura, mas vai além da censura", afirmou. Para ele, ao se sentir atingido, Toffoli deveria acionar o Ministério Público. "O camarada está sendo tudo, é julgador e investigador" (leia mais). 

Ao vivo na TV 247 Youtube 247