Lula irá no primeiro debate presidencial televisivo, realizado pela Band?

A jornalista Helena Chagas pergunta, no site Os Divergentes, se a Rede Bandeirantes irá convidar o líder absoluto na intenção de voto para a presidência da república para o primeiro debate televisivo com os candidatos a ser realizado no dia 9 de agosto. Chagas afirma que "com o líder das pesquisas na cadeia, com perspectiva de ser retirado da cédula a poucos dias do pleito, esta será uma eleição para lá de esquisita, e pouco vão valer precedentes e experiências anteriores"

Lula irá no primeiro debate presidencial televisivo, realizado pela Band?
Lula irá no primeiro debate presidencial televisivo, realizado pela Band? (Foto: ABr)

Do Site Os Divergentes - Com o líder das pesquisas na cadeia, com perspectiva de ser retirado da cédula a poucos dias do pleito, esta será uma eleição para lá de esquisita, e pouco vão valer precedentes e experiências anteriores. Nesse cenário inusitado, já se avista o primeiro problema concreto no horizonte: o debate inaugural dos candidatos a presidente, tradicionalmente realizado pela TV Bandeirantes, marcado para 9 de agosto, daqui a pouco mais de duas semanas. O que vão fazer com Lula, e como isso impactará na campanha? 

Pelo andar da carruagem, o mais provável é que o ex-presidente continue preso até lá. Não terá tido ainda, porém, sua candidatura cassada pela Justiça. O prazo para registro só se encerra no dia 15, e os tempos de defesa e contestação da lei da Ficha Limpa tendem a se arrastar pelo menos até o início de setembro. Na quinta-feira 9 de agosto, portanto, Lula será tão candidato quanto qualquer outro, já escolhido na convenção do PT. Como tal, será convidado pela emissora a participar do debate, aceitará e pedirá à Justiça licença para ir a São Paulo e comparecer. Muito provavelmente, considerando-se o rigor das decisões de Curitiba, não obterá tal autorização. Ou seja, não vai ao debate porque estará impedido de ir. O que fará a emissora? Aceitará a presença de um representante, tipo Fernando Haddad? Difícil, pois se a moda pega, outros candidatos também se sentirão no direito de enviar representantes para não se expor, esvaziando os debates, que ainda são bom instrumento de informação para o eleitor.

Leia mais aqui. 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247