PML denuncia a ameaça totalitária no combate a fake news

Colunista do 247, Paulo Moreira Leite fala sobre a nova censura, travestida de combate a fake news e diz que esse é o primeiro passo para as ditaduras. "Os regimes totalitários começam assim. Dizem que vão barrar as mentiras, quando o que querem é esconder a verdade"

PML denuncia a ameaça totalitária no combate a fake news
PML denuncia a ameaça totalitária no combate a fake news (Foto: Felipe Gonçalves)

TV 247 – Enquanto o presidente do TSE Luiz Fux anuncia medidas que representam o retorno à censura  sob o pretexto de combate às fake news, Leonardo Attuch e Paulo Moreira Leite conversaram ao vivo  sobre o mesmo tempo, enfocando a necessidade de defender a favor da liberdade de expressão. Os dois reconheceram a importância do editorial da Folha sobre o tema, intitulado "Censura travestida", no qual o jornal alinhava vários argumentos para concluir que "retirar conteúdos do exame público, por ato de vontade de um juiz, nada mais é do que censura". 

 

Num comentário irônico, Attuch recordou várias postagens recentes do 247, que também diziam que a a denúncia de fake news apenas travestia de censura para brincar: "acho que a Folha andou lendo o 247 esses dias". PML lembrou a importância de um veículo da grande mídia tomar partido em defesa da claúsula constitucional que proibe a censura, num momento em que crescem as pressões contra a liberdade de expressão, em particular contra os veículos que não fazem parte da mídia corporativa.

 

No diálogo, os dois debatem o assunto em vários ângulos, inclusive seus fundamentos teóricos mais importantes. Eles também passam  limpo a notícia sobre um conselheiro do Papa Francisco que tentou entregar um terço a Lula e foi impedido de fazer uma visita na carceragem da Polícia Federal. O caso foi tratado como fake-news pela mídia do pensamento único, até que informação se confirmou como foi verdadeira.

Inscreva-se na TV 247 e confira o papo com Paulo Moreira Leite:

Conheça a TV 247

Mais de Mídia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247