Polarização Bolsonaro-Haddad impulsiona robôs

A polarização eleitoral entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), primeiro e segundo colocados nas pesquisas de intenção de voto, vai tomando conta do debate em torno das eleições e também monopolizando as atenções nas mídias sociais; ambos têm o maior número de interações no Twitter e também a maior porcentagem de perfis automatizados, os chamados robôs, interagindo com seus simpatizantes – 43% e 28,4%, respectivamente; segundo a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV-Dapp), são 3.198 contas 'suspeitas' monitoradas

Polarização Bolsonaro-Haddad impulsiona robôs
Polarização Bolsonaro-Haddad impulsiona robôs

247A polarização eleitoral entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), primeiro e segundo colocados nas pesquisas de intenção de voto, vai tomando conta do debate em torno das eleições e também monopolizando as atenções nas mídias sociais. Ambos têm o maior número de interações no Twitter e também a maior porcentagem de perfis automatizados, os chamados robôs, interagindo com seus simpatizantes – 43% e 28,4%, respectivamente. Segundo a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV-Dapp), são 3.198 contas 'suspeitas' monitoradas.

Segundo a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, "a presença de robôs nas redes vem crescendo desde o início da campanha das eleições 2018, em 15 de agosto, atingindo o ápice na última semana. Entre 12 e 18 de setembro, a pesquisa analisou 5,3 milhões de interações (retuítes) e mais de 712 mil perfis na rede social. No período, o patamar de interações envolvendo robôs chegou a 12,9%. No início da disputa eleitoral esse número era de 4,2%".

A matéria destaca a fala do professor Marco Aurélio Ruediger, especialista no assunto: "você tem um crescimento repentino do candidato do PT, uma contraofensiva do campo à direita, e um terceiro campo buscando a terceira via, e aumenta a tentativa de influenciar as redes. A tendência dessa curva de acirramento é continuar crescendo". 

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247