Trump vai apostar na teoria da eleição fraudada e em sua base radical para forçar vitória, diz Pepe Escobar

Para o jornalista, a eleição norte-americana “vai virar uma batalha legal absolutamente infernal”, com Trump contestando a lisura do processo eleitoral e mobilizando sua base radical para fazer pressão por um resultado favorável. “O cenário de caos já está montado”, disse. Assista na TV 247

Pepe Escobar e Donald Trump
Pepe Escobar e Donald Trump (Foto: Brasil247 | Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O jornalista Pepe Escobar disse à TV 247 nesta quarta-feira (4) que o partido Republicano dos Estados Unidos, legenda a qual pertence o presidente Donald Trump, tem algumas estratégias para garantir a reeleição do atual chefe da Casa Branca. Duas delas são a contestação da contagem de votos e a mobilização da base eleitoral republicana para pressionar por um resultado favorável a Trump.

Segundo Pepe, o partido Republicano objetivava encerrar a discussão sobre o pleito já na madrugada desta quarta, com a apuração das urnas já dando vitória a Trump. Não sendo possível, os republicanos partirão para a contestação da contagem de votos e da lisura do processo eleitoral. 

“Essa eleição vai ficar pendurada até sexta-feira, que é a última coisa que os republicanos querem. Eles querem já, como o Trump falou várias vezes, declarar vitória. O plano deles foi anunciado pelo Steve Bannon ontem, ele anunciou na Fox News ao vivo, de que isso ia ser contestado. Daí a fala do Trump abrindo a possibilidade, mas do jeito que ele falou ele nem abriu possibilidade, ele praticamente disse textualmente que a eleição estava se convertendo em uma fraude. Ele estava dizendo: ‘estávamos vencendo em, estávamos vencendo em e de repente parou tudo’, e ele disse um negócio mais maluco ainda, ‘vamos levar isso para a Corte Suprema’”.

O analista político ainda ressaltou que uma possível contestação da integridade da eleição “vai virar uma batalha legal absolutamente infernal, e se isso for parar na Corte Suprema a gente sabe o resultado já de antemão, ela está seis a três a favor dos republicanos”.

O discurso do presidente estadunidense também foi, de acordo com Pepe, um apelo à base republicana para que se mobilizem e se organizem para pressionar o resultado do pleito caso o candidato democrata, Joe Biden, vença a corrida pela Casa Branca. “O Trump mandou uma apitinho de cachorro para a base dele, e a base pesada já está esperando isso: ‘vão roubar a eleição da gente na hora em que a gente estava ganhando’, foi exatamente a mensagem que ele passou. Ele passou duas mensagens, ele passou uma mensagem para o sistema de que a batalha já começou e passou uma mensagem para essa base super mobilizada e radicalizada de ‘olha, fiquem de olho’. O cenário de caos já está montado”.

Inscreva-se na TV 247 e assista à análise de Pepe Escobar na íntegra:

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247