A passeio no Rio, Yoani denuncia prisões em Cuba

No dia em que Fidel Castro reapareceu, na cerimônia de posse dos deputados da Assembleia Nacional em Havana, a blogueira Yoani Sánchez, que passeia no Rio de Janeiro, denunciou a prisão das damas de branco, um grupo que protesta pela libertação de presos políticos; a julgar pela acolhida que teve no Brasil, com direito a entrevistas e uma capa de Veja, a questão é: será que ela volta à Ilha?

www.brasil247.com - A passeio no Rio, Yoani denuncia prisões em Cuba
A passeio no Rio, Yoani denuncia prisões em Cuba


247 - Nem nos seus melhores sonhos, a cubana Yoani Sánchez poderia imaginar a recepção que teria no Brasil. Em poucos dias, a filóloga responsável pelo blog Generación Y concedeu entrevistas ao Estado de S. Paulo, à revista Época, a Veja, que também lhe concedeu a capa desta semana, e ao sociólogo Demetrio Magnoli, na Globonews. Ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi chamada de "heroína da liberdade". No Senado, foi também ciceroneada por Alvaro Dias (PSDB-PR), um dos líderes da oposição. E, hoje, no Rio, foi recebida pelo tucano Otávio Leite, que concorreu à prefeitura nas últimas eleições. A ele, Yoani pediu o direito de cumprir uma agenda de turista – sem grandes eventos midiáticos.

Mas enquanto ela passeava pelos calçadões da Zona Sul do Rio, uma surpresa ainda maior em Cuba. Aos 86 anos, Fidel Castro reapareceu e participou da posse dos deputados da Assembleia Nacional. Também neste domingo foi eleito como presidente do parlamento cubano Esteban Lazo, um dos homens fortes do partido comunista que passa a ser um possível sucessor de Raúl Castro.

Enquanto caminhava pelo Rio, Yoani recebeu a informação de que 56 integrantes do movimento "Damas de Branco", que protestavam contra a detenção de presos políticos, foram detidas pela polícia cubana. E ela, há poucos minutos, postou no Twitter: "#Cuba Día de arrestos y detenciones de activistas en la #Isla".

Diante da agenda de popstar que cumpriu no Brasil e do novo quadro cubano, em que dissidentes, segundo ela, estariam sendo presos, a grande questão é: será que Yoani voltará a Cuba? Ou decidirá ficar no Brasil? Afinal, aqui, ela pode até cumprir um papel estratégico para a oposição ao PT: o de alimentar um ambiente de radicalização política.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247