HOME > Mundo

Alberto Fernández estará na abertura dos jogos de inverno de Pequim

A adesão ou não ao boicote "político" será importante indicação da influência global da Casa Branca ou do apreço de cada país à própria soberania

Presidente da Argentina, Alberto Fernández (Foto: Gabriel Bouys/Pool via REUTERS)

Por Mario Vitor Santos, enviado do 247 à Argentina

O portal de noticias chinês Guancha anunciou hoje que o presidente argentino Alberto Fernández comparecerá à abertura dos Jogos Olímpicos de inverno em Pequim em 4 de fevereiro. "O governo argentino, porém, ainda não confirma oficialmente a viagem."

A chancelaria argentina não confirmou ainda, mas neste caso será aberto o flanco sul-americano ao farsesco "boicote diplomático" anunciado em 6 de dezembro pelos Estados Unidos.

O governo de Joe Biden não proibiu os atletas estadunidenses de participarem ainda, mas anunciou que não enviará uma delegação diplomática ou oficial. Os atletas,  que importam, até agora, vão. 

A adesão ou não ao boicote "político" será importante indicação da influência global da Casa Branca ou do apreço de cada país à própria soberania.

Mais ainda no caso da Argentina, um país em negociações com o FMI, onde é grande a influência ianque, para adiar os pagamentos de sua dívida externa. Será também indício da crescente abertura para a China na América do Sul.

Como pretexto para o "boicote", Washington alega supostas violações de direitos humanos na província de Xingiang. Assim mesmo, o governo chinês confirmou ter recebido pedidos de vistos de entrada para dezoito funcionarios estadounidenses encarregados de dar apoio à delegação que vai aos Jogos. Outros pedidos semelhantes foram já apresentados.

A China, por seu lado, instou os Estados Unidos a se abster de politizar o evento e sabotar o espírito olímpico.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: