Aloysio diz que crianças separadas das famílias querem ficar nos EUA

Aloysio Nunes visitou as crianças brasileiras que estão separadas dos pais nos EUA e disse que quase todas as crianças com quem conversou querem ficar nos EUA; há 20 crianças em abrigos na cidade de Chicago; no total, são 55 crianças brasileiras separadas dos pais

Aloysio diz que crianças separadas das famílias querem ficar nos EUA
Aloysio diz que crianças separadas das famílias querem ficar nos EUA (Foto: Agencia Brasil/Antonio Cruz)

247 - Aloysio Nunes visitou as crianças brasileiras que estão separadas dos pais nos EUA e disse que quase todas as crianças com quem conversou querem ficar nos EUA. Há 20 crianças em abrigos na cidade de Chicago. No total, são 55 crianças brasileiras separadas dos pais.

“Segundo o ministro, a condição em que as crianças vivem nos abrigos é “muito boa, do ponto de vista material e mesmo do ponto de vista psicológico”, já que elas “visitam museus, vão ao cinema, praticam esportes, são muito bem atendidas, estudam”. Segundo o ministro, a única queixa é com a comida, já que “falta o tempero brasileiro”. Ainda assim, Nunes fez a ressalva de que todas estão ansiosas para voltar a encontrar seus pais, contam com precisão o número de dias passados nos abrigos, e a condição “evidentemente é muito boa dentro da limitação de privação, e uma privação cruel a que eles estão submetidos”.

Aloysio Nunes disse que os consulados têm prestado assistência jurídica consultiva às famílias e que as ações do governo brasileiro, no momento, têm sido para que a ordem da Justiça norte-americana, de que crianças menores de 5 anos sejam entregues aos pais até a próxima terça-feira (10), e as outras até o dia 26 de julho, seja cumprida pelo governo norte-americano dentro do prazo. Segundo o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, que também visitou os abrigos, “o que de fato não se sabe, inclusive o corpo jurídico responsável pelo acompanhamento desses processos não sabe dizer, é como essa ordem vai ser cumprida.”

Leia mais aqui.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247