CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Anistia Internacional alerta para reforma em sistema cubano

Segundo o rgo, o governo do pas precisa rever seu processo de concesso de vistos de sada, que pune a liberdade de expresso; na sexta, a blogueira Yoani Snchez foi impedida pela 19 vez, em quatro anos, de sair da ilha

Anistia Internacional alerta para reforma em sistema cubano (Foto: DIVULGAÇÃO)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Anistia Internacional – O governo cubano deve reformar um sistema arbitrário de concessão de vistos de saída que afeta todos os cubanos e que é utilizado para punir a liberdade de expressão, declarou hoje a Anistia Internacional depois que uma destacada blogueira foi novamente impedida de viajar ao exterior.

Na sexta-feira, as autoridades de controle migratório cubanas negaram à blogueira e ativista Yoani Sánchez a permissão de saída do país (tarjeta blanca) pela 19ª vez em quatro anos. Assim como nas ocasiões anteriores, nenhuma justificativa foi apresentada para a decisão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A conhecida autora do blog Generación Y havia sido convidada a participar da estréia de um documentário sobre a liberdade de expressão em Cuba e em Honduras, a realizar-se no estado da Bahia no dia 10 de fevereiro. O Brasil já havia concedido o visto para que ela entrasse no país.

"O fato de o governo cubano repetidamente negar vistos de saída a críticos como Yoani Sánchez só pode ser entendido como uma represália à expressão legítima de seus pontos de vista políticos e de seu ativismo," afirmou Javier Zúñiga, conselheiro especial da Anistia Internacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"As pessoas que defendem a liberdade de expressão, de associação e de circulação devem ser autorizadas a entrar e a sair do país sem sofrer restrições arbitrárias, e as autoridades cubanas devem acabar com as práticas que servem para reprimir as divergências pacíficas."

O presidente cubano Raúl Castro ainda deve realizar as mudanças nas políticas migratórias prometidas como parte de uma série de reformas anunciadas em 2011. O blog de Yoani Sánchez descreve a vida diária na ilha e as muitas restrições impostas ao usufruto dos direitos civis e políticos dos cubanos. Seu ativismo político pacífico ganha destaque no novo documentário do cineasta brasileiro Dado Galvão, Conexão Cuba-Honduras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Logo depois da mais recente decisão das autoridades cubanas de proibi-la de deixar o país, Yoani Sánchez manifestou suas frustrações pelo Twitter: "Me sinto como uma refém sequestrada por alguém que não escuta e que não dá explicações." "Se todo esse esforço servir para lançar alguma luz sobre o absurdo migratório no qual estamos imersos, então valeu a pena."

Embora as atividades da blogueira tenham lhe rendido diversos prêmios no exterior, as autoridades cubanas insistem em impedi-la de comparecer às cerimônias de premiação. No dia 20 de janeiro, a Anistia Internacional escreveu ao ministro brasileiro das Relações Exteriores solicitando sua intervenção no sentido de garantir que Yoani obtivesse permissão para sair de Cuba.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na semana passada, em uma visita de Estado ao país, a presidenta Dilma Rousseff mencionou o fato de o Brasil ter concedido o visto para que a blogueira visitasse o país, mas não fez qualquer pressão para que o governo cubano permitisse sua saída.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO