CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Após violência em referendo, prefeita de Barcelona pede renúncia de premiê espanhol

Depois dos conflitos que deixaram centenas de feridos durante o referendo na Catalunha, a prefeita de Barcelona, Ada Colau, disse que o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, é "um covarde, que se esconde atrás de procuradores e tribunais", e "ultrapassou todos os limites com as ações policiais contra pessoas normais"

Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, durante evento em Madri. 28/09/2015 REUTERS/Juan Medina (Foto: Giuliana Miranda)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A prefeita de Barcelona, Ada Colau, pediu neste domingo, 1.º, que o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, renuncie ao seu cargo após os confrontos entre eleitores e policiais durante a votação do plebiscito pela independência da Catalunha.

Ela disse à emissora TV3 que “Rajoy é um covarde, que se esconde atrás de procuradores e tribunais. Hoje, ele ultrapassou todos os limites com as ações policiais contra pessoas normais, idosos, famílias que estavam defendendo seus direitos fundamentais”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Colau afirmou ainda que “parece óbvio para mim que Mariano Rajoy deveria renunciar”. Mais tarde, ela destacou que a região catalã “ganhou o direito de pedir” uma votação apropriada sobre a independência da Espanha. “A União Europeia precisa tomar uma posição com relação ao que está acontecendo na Catalunha.”

Pouco antes, Rajoy tinha dito em um discurso televisionado que o Estado de direito se impôs ao impedir o plebiscito de independência da Catalunha, e as forças de segurança cumpriram com sua obrigação ao reprimir a consulta, proibida pela Justiça.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Não houve hoje um plebiscito de autodeterminação na Catalunha", afirmou o premiê, acrescentando que "nosso Estado de direito mantém sua fortaleza e sua vigência".

As informações são de reportagem do Estado de S.Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO