CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Baltasar Garzón comandará defesa de Assange e do Wikileaks

Fundador do site, que cumpre prisão domiciliar na Inglaterra, aguarda resposta do governo do Equador sobre pedido de asilo político; jurista espanhol é conhecido por emitir ordem de prisão contra Pinochet

Baltasar Garzón comandará defesa de Assange e do Wikileaks (Foto: REUTERS/Finbarr O'Reilly)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Sul 21 - O juiz espanhol Baltasar Garzón assumirá a direção da equipe de advogados que representa Julian Assange e o site Wikileaks no processo movido pelos Estados Unidos. O jurista, que é conhecido, entre outros casos, por emitir uma ordem de prisão internacional contra o general chileno Augusto Pinochet, já se reuniu com Assange, que ainda aguarda resposta sobre pedido de asilo ao governo do Equador na embaixada do país em Londres. Garzón manifestou sua preocupação quanto à ausência de garantias e o assédio a que está sendo submetido o fundador do Wikileaks.

Julian Assange ingressou na sede diplomática equatoriana em junho para evitar a sua extradição para a Suécia – onde sofre processo por suposta tentativa de estupro. Por conta desse processo, ele estava sob prisão domiciliar em Londres e seria extraditado para o país escandinavo. Ele acredita que, uma vez em solo sueco, seria detido e levado para os Estados Unidos, onde o governo de Barack Obama já realizou um processo conhecido como "grande júri" para preparar uma possível acusação criminal contra Assange, ainda que o procedimento seja secreto até emitir a sua conclusão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O site Wikileaks, criado pelo australiano Julian Assange, vazou milhares de documentos oficiais de diversos países, inclusive dos Estados Unidos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO