Brasil e Argentina assinam acordo de cooperação nuclear

Brasil e Argentina valorizam relação estratégica e firmam acordo de cooperação na área nuclear, a Declaração de Montevidéu sobre a Cooperação Nuclear Argentina-Brasil

Brasil e Argentina assinam acordo de cooperação nuclear
Brasil e Argentina assinam acordo de cooperação nuclear (Foto: Ministério das Relações Exteriores)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247, com Sputnik - Os chanceleres argentino e brasileiro, Jorge Faurie e Aloysio Nunes respectivamente, assinaram na segunda-feira (17), a Declaração de Montevidéu sobre a Cooperação Nuclear Argentina-Brasil com o objetivo de reafirmar os laços estratégicos entre os dois países neste setor.

"O objetivo da declaração foi reafirmar a relação bilateral estratégica na área nuclear e o caráter pacífico de seus respectivos programas nucleares", diz o texto do acordo.

O acordo destaca o nível de confiança entre os dois países, baseado na ação conjunta no âmbito da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) e do projeto Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

O equipamento RMB permitirá que o Brasil tenha autonomia na produção de radioisótopos, elemento relevante para o diagnóstico e tratamento de câncer.

Além disso, a resolução visa aproveitar as crescentes oportunidades que essa nova etapa de cooperação proporcionará aos setores empresariais dos dois países latino-americanos.

O documento fora acordado durante a cúpula de chanceleres do Mercosul (Mercado Comum do Sul), realizada no dia 10 de dezembro em Montevidéu, no Uruguai.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247