Catástrofe de Macri fecha 400 pizzarias na Argentina

No ano passado registros indicam o fechamento de 7% das pizzarias registradas em nível nacional, segundo a Associação de Proprietários de Pizzarias e Casas de Empanadas (Appyce). São cerca de 400 estabelecimentos. O encolhimento do setor é explicado por um aumento acentuado nos custos das tarifas, aluguéis e principais insumos utilizados para a produção, em um contexto de mercado recessivo que empurra as vendas para baixo

Catástrofe de Macri fecha 400 pizzarias na Argentina
Catástrofe de Macri fecha 400 pizzarias na Argentina (Foto: Ricardo Mazalan)

Por Manuel Filho, com Página 12 – A Associação de Proprietários de Pizzarias da Argentina denuncia uma grave crise: 400 pizzarias a menos! A queda nas vendas e o aumento nos custos levaram ao fechamento de 7% das lojas no ano passado.

No ano passado registros indicam o fechamento de 7% das pizzarias registradas em nível nacional, segundo a Associação de Proprietários de Pizzarias e Casas de Empanadas (Appyce). São cerca de 400 estabelecimentos. O encolhimento do setor é explicado por um aumento acentuado nos custos das tarifas, aluguéis e principais insumos utilizados para a produção, em um contexto de mercado recessivo que empurra as vendas para baixo, explicação dada pela entidade ao jornal Página12. Na comparação ano a ano, o preço médio da pizza mozzarella subiu 41 por cento. Na cidade de Buenos Aires, destaca-se o fechamento de filiais da rede Plaza del Carmen.

A crise de consumo e expectativas bateu forte no setor de gastronomia. Quando não há dinheiro, um dos primeiros cortes no orçamento é sair para comer. "A situação das pizzarias se enquadra no declínio generalizado da gastronomia, mas dentro dessa área, as pizzarias sentem um pouco menos esse declínio de vendas porque continua sendo uma opção mais acessível em relação aos restaurantes. é comer um bife de chouriço e outra coisa é dividir uma pizza. Ainda é uma opção possível mesmo nesse contexto", explica Javier Labaké, diretor da Escola Profissional de Pizzamakers de Appyce.

A entidade que reúne as pizzarias cadastradas de todo o país mediu no primeiro trimestre uma queda de 7% no número de estabelecimentos cadastrados. Na medida em que um total de 6 mil pizzarias são calculadas, o número reflete um fechamento de cerca de 400 lojas por causa da crise, mais de uma por dia.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247