Cepal alerta para desaceleração econômica na América Latina

Em seu relatório mais recente, a Cepal avançou um cenário de incerteza e desaceleração econômica para a América Latina e o Caribe no restante do ano de 2019

(Foto: Cepal/Telesur)

Telesur - Cepal alerta para desaceleração econômica na América Latina Em seu relatório mais recente, a Cepal avançou um cenário de incerteza e desaceleração econômica para a América Latina e o Caribe no restante do ano de 2019.   

O estudo indica que esse panorama econômico se deve a um contexto internacional de maiores complexidades, e a um dinamismo interno que se caracteriza pela diminuição dos investimentos e exportações, juntamente com a queda dos gastos públicos, impactando os níveis de consumo. 

 "Há uma perda de dinamismo nos motores de crescimento, com uma contribuição zero de investimentos e exportações líquidas ... A desaceleração é generalizada e afetará 21 dos 33 países da América Latina e do Caribe", afirmou a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena.  

A secretária executiva também esclareceu que a maior volatilidade, a fragilidade financeira e o aumento das tensões geopolíticas são gatilhos de incerteza e estagnação do desenvolvimento econômico regional.  

Na divisão de áreas geográficas, o relatório coloca a América do Sul com uma projeção de crescimento de 0,2%, a América Central e o México com 2,9 e o Caribe com 2,1%.  

Em uma série de recomendações no final de seu relatório, a CEPAL insistiu em instrumentalizar políticas destinadas a reduzir a evasão fiscal, adotando impostos sobre a economia digital, bem como direcionando recursos dos Estados para investimentos produtivos.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247