China pede esforços para enfrentar situação econômica mais complicada

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, pediu nesta segunda-feira (14) esforços para garantir o crescimento econômico dentro de uma faixa razoável; ele ressaltou que o cenário econômico previsto para 2019 é mais complicado

China pede esforços para enfrentar situação econômica mais complicada
China pede esforços para enfrentar situação econômica mais complicada

247, com Diário do Povo on line - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, pediu nesta segunda-feira (14) esforços para garantir o crescimento econômico dentro de uma faixa razoável.

Presidindo uma reunião plenária do Conselho de Estado (gabinete chinês), que discutiu um projeto de relatório de trabalho do governo e analisou a atividade econômica para o primeiro trimestre de 2019, Li disse que o país enfrenta um ambiente de desenvolvimento mais complicado este ano, com crescentes desafios e pressão para baixo na economia, criando tarefas árduas para o governo.

Ele pediu esforços para atingir um equilíbrio entre a estabilização do crescimento, a promoção de reformas, a reestruturação, a melhora do bem-estar da população e a prevenção de riscos.

O governo se empenhará para inovar e melhorar a regulação macroeconômica, mas não recorrerá a incentivos econômicos massivos, indicou.

Ele salientou que o país manterá o crescimento econômico dentro de uma faixa razoável por meio de regulação baseada em faixas, direcionada e precisa, e resistirá à pressão para baixo com a vitalidade do mercado libertada pela reforma e abertura.

O governo continuará a melhorar o ambiente de negócios, fomentar novas dinâmicas, melhorar os elos fracos, expandir o mercado nacional e promover o desenvolvimento coordenado entre as indústrias e regiões diferentes.

Esforços serão feitos para estender a vantagem do país de ter espaço suficiente de manobra para o desenvolvimento econômico, melhorar os padrões de vida do povo, promover o desenvolvimento de alta qualidade e colocar uma sólida fundação para assegurar uma vitória na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, acrescentou.

Li pediu às autoridades que implementem bem as políticas voltadas a apoiar empresas e melhorar o meio de vida das pessoas, estabilizem e impulsionem a confiança do mercado e se empenhem por um bom começo para a economia no primeiro trimestre, para criar condições favoráveis para alcançar as importantes metas do desenvolvimento socioeconômico estabelecidas para 2019.

O país alcançou as principais metas econômicas e sociais em 2018, em suas palavras, "obtidas dificilmente".

O projeto do relatório de trabalho do governo, que será submetido para a deliberação na sessão anual da Assembleia Popular Nacional (APN) em março, será distribuído para os governos provinciais e departamentos do governo central para solicitar opiniões, segundo uma decisão tomada na reunião.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247