China reafirma apoio financeiro à ONU

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse na segunda-feira (24) que o país cumprirá suas obrigações financeiras com a ONU como um país em desenvolvimento e se tornará o segundo maior contribuidor ao orçamento geral e ao de manutenção da paz das Nações Unidas

China reafirma apoio financeiro à ONU
China reafirma apoio financeiro à ONU

247, com Diário do  Povo - A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse na segunda-feira (24) que o país cumprirá suas obrigações financeiras com a ONU como um país em desenvolvimento e se tornará o segundo maior contribuidor ao orçamento geral e ao de manutenção da paz das Nações Unidas.

"A China, como firme defensora do multilateralismo, cumprirá suas obrigações financeiras com a ONU como um país em desenvolvimento e fará contribuições à paz e desenvolvimento mundiais, ao mesmo tempo que salvaguardará com firmeza seus próprios direitos legítimos", indicou Hua em uma coletiva de imprensa.

A China dá as boas-vindas e apoia a resolução da ONU sobre a contribuição dos países membros a seus orçamentos para os próximos três anos, acrescentou.

"Esperamos que todas as partes implementem com seriedade a resolução para garantir uma base financeira estável e previsível para as Nações Unidas", assinalou a porta-voz.

Segundo a resolução, a contribuição da China ao orçamento geral da ONU e ao de manutenção da paz aumentará de forma significativa nos próximos três anos e representará 12% e 15,22%, respectivamente, o que torna o país o segundo maior contribuinte neste aspecto.

"Isto é resultado do crescimento da economia e do rendimento nacional bruto per capita da China, que é a segunda economia mundial, o que também reflete no aumento da influência internacional da China", disse Hua.

"Ao mesmo tempo, pedimos que todos os países contribuam com suas devidas partes para o orçamento regular e o de manutenção da paz da ONU de forma oportuna, a fim de dar apoio à organização para que desempenhe um papel mais atuante para a paz mundial e desenvolvimento comum", completou a porta-voz.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247