CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Dados sobre temperatura não são políticos, diz chefe da ONU

O finlandês Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, insiste: "o que as informações recolhidas pelos cientistas nos últimos anos mostram é que não se trata de uma versão dos fatos, nem de ideologia e nem de política ao falar do aquecimento do planeta"; Taalas também afirma que ficou "decepcionado" com a decisão do Brasil de não sediar a COP25; "esse processo está de todas as formas em andamento; teria sido ótimo ter a reunião no Brasil", lamenta 

Dados sobre temperatura não são políticos, diz chefe da ONU (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O finlandês Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, se recusa a falar de política. Seu trabalho, segundo ele, é o de compilar dados e identificar tendências. Mas ele insiste: o que as informações recolhidas pelos cientistas nos últimos anos mostram é que não se trata de uma versão dos fatos, nem de ideologia e nem de política ao falar do aquecimento do planeta. "Buscamos a verdade científica", disse ao jornal Estado de S. Paulo

Eis os principais trechos da entrevista concedida por Taalas à reportagem, depois de ele apresentar os novos dados sobre o aquecimento do planeta:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

88% do aumento do CO2 na atmosfera vem do uso de energia fossil. 12% do aumento está relacionado com desmatamento. Portanto, as florestas tropicais são importantes no sistema. Também são locais de estoque do CO2. No Brasil, existem florestas de dimensões importantes, assim como em outros países da América Latina e na Ásia e África. Como parte do desafio de mitigação do clima, temos de ter certeza de que esse CO2 continue estocado nesses ecossistemas.

Não somos atores políticos. Apenas medimos o que está ocorrendo na atmosfera quando tratamos de parâmetros como temperatura, chuva e etc. Temos padrões elevados que são estabelecidos pela OMM e seus membros e esses são números muito sólidos que estamos vendo. Não se pode questioná-los. Temos também cálculos para o futuro. São baseados nas leis da química e da física e o que sabemos sobre como o sistema funciona. Eles, portanto, não são declarações políticas. Mas baseado em conhecimento científico e cálculos. Não estamos dando uma opinião política. Apenas estamos mostrando o que foi medido e calculado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO