Democratas querem afastamento imediato de Trump

Parlamentares do Partido Democrata querem que a 25ª Emenda seja utilizada para afastar Donald Trump da presidência dos EUA imediatamente e garantir a posse de Joe Biden

Chuck Schumer, Donald Trump e Alexandria Ocasio-Cortez
Chuck Schumer, Donald Trump e Alexandria Ocasio-Cortez (Foto: Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, pediu nesta quinta-feira, 7, que o gabinete presidencial afaste Donald Trump imediatamente, utilizando-se da 25ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

“O que aconteceu no Capitólio dos EUA ontem foi uma insurreição contra os Estados Unidos, incitada pelo presidente. Este presidente não pode exercer o cargo por mais nenhum dia”, afirmou o senador, em nota publicada nesta quinta, referindo-se à invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio, sede do Legislativo norte-americano.

“A forma mais rápida e eficaz – pode ser feita hoje – de remover este presidente do cargo seria o vice-presidente invocar imediatamente a 25ª Emenda”, destaca.

A 25ª Emenda autoriza o vice-presidente, se tiver apoio da maioria dos outros 15 integrantes do gabinete, a declarar o presidente incapaz de exercer o cargo. O afastamento é imediato, sem precisar passar pelo Congresso.

O Legislativo só precisa confirmar o afastamento até 21 dias depois da contestação do presidente afastado, o que manteria Trump fora da presidência até a posse de Joe Biden.

Vários deputados federais do Partido Democrata já pediram o afastamento de Trump depois da invasão do Capitólio contra a certificação da vitória eleitoral de Biden.

A deputada Alexandria Ocasio-Cortez afirmou nas redes sociais que a república norte-americana “está em grande perigo e corre ainda mais perigo sem uma ação rápida para protegê-la”.

“O presidente incitou um ataque ao Congresso. Ele está profundamente instável. O Gabinete deve invocar a 25ª Emenda”, continuou. “O Congresso também deve buscar o impeachment e a destituição do presidente”, completou.

Em outra postagem, ela destacou que “se a 25ª emenda não for invocada hoje, o Congresso deve se reunir imediatamente para o processo de impeachment e a remoção”.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email