Embaixada da China celebra em Brasília 70 anos de fundação da República

A Embaixada da República Popular da China no Brasil comemorou o 70º aniversário do triunfo da Revolução Popular, da fundação da República Popular da China e os 45 anos do estabelecimento de relações diplomáticas com o Brasil.

(Foto: Brasil 247)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A Embaixada da República Popular da China no Brasil comemorou em grande estilo em Brasília o 70º aniversário do triunfo da Revolução Popular, da fundação da República Popular da China e os 45 anos do estabelecimento de relações diplomáticas com o Brasil. O jornalista José Reinaldo Carvalho,  editor internacional do Brasil 247, esteve presente no evento realizado Centro Internacional de Convenções de Brasília, ocasião em que trocou cumprimentos e manteve diálogo com a equipe de diplomatas chineses acreditada no Brasil e realizou amplos contatos políticos com jornalistas, intelectuais e políticos brasileiros. 

Na ocasião, a Embaixada realizou também uma exposição temática sobre os êxitos do desenvolvimento alcançados pela China. 

Em seu discurso, o embaixador Yang Wanming exaltou os êxitos do seu país alcançados desde a vitória da Revolução em 1º de Outubro de 1949. Leia a íntegra,

"Bem-vindos à Recepção de hoje para comemorar o 70º aniversário da Fundação da República Popular da China e os 45 anos do estabelecimento das relações diplomáticas China-Brasil.

No dia 1º de outubro de 1949, foi declarada a fundação da República Popular da China, dando início a uma grande trajetória do rejuvenescimento da nação chinesa. Nas últimas sete décadas, sob a forte liderança do Partido Comunista da China e o esforço conjunto do povo chinês, a China passou de um país fechado, atrasado, pobre e fraco a ser uma nação pautada pela abertura e prosperidade, com uma influência internacional cada vez maior. Cria-se, assim, um milagre de desenvolvimento na história da humanidade. Sobretudo após o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, o Comitê Central do PCCh, que tem o presidente Xi Jinping como núcleo, tem persistido de forma resoluta e inabalável no aprofundamento da reforma e abertura e na modernização do sistema e da capacidade de governança do país.

Iniciamos uma nova trajetória que vai causar influências significativas e profundas, tanto no desenvolvimento pacífico da China como na prosperidade do mundo. Na recepção de hoje, realizamos uma exposição temática sobre os êxitos de desenvolvimento alcançados pelo nosso país e todos estão convidados a visitá-la.

No caminho de desenvolvimento da China, o Brasil tem sido sempre um parceiro estratégico de relevância. Este ano marca também o 45º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas China-Brasil. Com os carinhos e esforços incansáveis de várias gerações, o relacionamento sino-brasileiro tem se desenvolvido de forma estável e ganhado uma relevância estratégica e global cada vez maior.

O nosso comércio bilateral deste ano continua crescendo a despeito do cenário complexo. Atualmente, o volume comercial entre os dois países em cada 10 minutos já ultrapassa o volume anual quando no início do estabelecimento das nossas relações diplomáticas. Nos últimos 15 anos, a China investiu cerca de 80 (oitenta) bilhões de dólares no Brasil, 350 vezes maior que o investimento dos primeiros 30 (trinta) anos das nossas relações diplomáticas, e criou mais de 40 mil empregos diretos para o país.

No final deste ano, será lançado na China o 5º Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, que é mais um caso exemplar da cooperação de alta tecnologia entre os dois grandes países em desenvolvimento. Podemos explorar a parceria nas áreas emergentes, tais como a tecnologia 5G, comércio eletrônico, biotecnologia, nanotecnologia, inteligência artificial, cidade inteligente, etc., de forma a criar novos motores para a nossa cooperação .

Hoje em dia, a conjuntura internacional passa por uma transformação profunda e a economia mundial está diante de desafios árduos. China e Brasil, os dois maiores países em desenvolvimento e principais economias emergentes nos hemisférios oriental e ocidental, encontram-se num momento crucial de reformas e crescimento. Ao mesmo tempo, as nossas relações estão num novo ponto de partida que ligam o passado e o futuro. Nesta altura, é ainda mais relevante avançarmos juntos e ainda mais eminente defendermos juntos o multilateralismo e o sistema justo de comércio.

Sugiro que façamos um brinde, ao 70º (septuagésimo) aniversário da Fundação da República Popular da China, à amizade grandiosa entre os nossos povos, à saúde de todos os amigos presentes!"

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email