Encontrada a quarta lua de Plutão

Imagens inditas da Nasa, divulgadas nesta quarta-feira, revelam novos astros no sistema solar

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

A agência aeroespacial norte-americana (Nasa, por suas iniciais em inglês) divulgou hoje a descoberta de mais uma lua orbitando Plutão. A descoberta ocorreu quando o telescópio espacial Hubble procurava por anéis no planeta anão. Ainda sem nome, a lua está sendo chamada de P4.

Esta é a menor das quatro luas já encontradas no distante corpo celeste, tem um diâmetro estimado entre 13 e 34 quilômetros. A maior lua de Plutão é a Caronte (Charon, em inglês), que tem um diâmetro de 1.043 quilômetros. As outras luas do planeta anão são Nix e Hydra.

"É notável que as câmeras do Hubble nos permita ver objetos tão pequenos com tanta clareza a uma distância de quase 5 bilhões de quilômetros," disse Mark Showalter, do Instituto SETI, que liderou o programa de observação do Hubble. A P4 está localizada entre as órbitas das luas Nix e Hydra, descobertas em 2005. Ela foi vista pela primeira vez em uma imagem feita pelo Hubble em 28 de junho. Imagens posteriores, feitas entre 3 e 18 de julho confirmaram a sua existência.

Os cientistas acreditam que o sistema lunar de Plutão tenha se formado por meio de uma colisão do planeta anão e outro planeta de mesmo tamanho no início do sistema solar.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email