CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Erdogan ameaça enviar refugiados à UE em retaliação a críticas

Insatisfeito com as críticas europeias à ação militar iniciada nesta quarta-feira no território sírio, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou "abrir as portas" e enviar refugiados a países da União Europeia

(Foto: REUTERS/Umit Bektas)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

EFE - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou nesta quinta-feira (10) "abrir as portas" e enviar milhões de refugiados para países da União Europeia (UE) caso o bloco critique a ofensiva turca contra as milícias curdo-sírias e classifique o ataque como "invasão".

"União Europeia, refaça o julgamento. Se definir a nossa operação como uma invasão, o nosso trabalho é fácil. Abrimos as portas e enviamos 3,6 milhões de refugiados a vocês", alertou o político islâmico durante discurso em Ancara.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Erdogan acusou a UE de mentir e de não ter mantido a promessa de proporcionar ajuda econômica à Turquia. A reclamação se refere ao acordo fechado em 2016 pelo qual o governo turco aceitava controlar o fluxo de refugiados para a Europa em troca de suporte financeiro para atender os imigrantes no seu território.

O governante também denunciou que a União Europeia está há 40 anos dizendo que a Turquia poderá entrar no bloco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Erdogan pediu aos integrantes da Otan, da qual a Turquia faz parte, e especialmente aos Estados Unidos, que apoiem o país na operação militar no norte da Síria contra as Unidades de Proteção do Povo (YPG), a milícia curda que foi apoiada pelos americanos na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), mas que é considerada terrorista por Ancara.

"Não aceitamos que optem por uma organização terrorista antes da Turquia", criticou Erdogan.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO