Erdogan diz que ataque à economia não é diferente de ataque à bandeira nacional

Um ataque contra a economia turca não é diferente de um ataque contra a bandeira, disse o presidente Recep Tayyip Erdogan, referindo-se à pressão econômica dos EUA sobre seu país

Erdogan diz que ataque à economia não é diferente de ataque à bandeira nacional
Erdogan diz que ataque à economia não é diferente de ataque à bandeira nacional

247, com Russian Today - Um ataque contra a economia turca não é diferente de um ataque contra a bandeira, disse o presidente Recep Tayyip Erdogan, referindo-se à pressão econômica dos EUA sobre seu país.

"O ataque à nossa economia não tem absolutamente nenhuma diferença em relação aos ataques ao nosso chamado à oração e à nossa bandeira", disse ele, referindo-se à recente crise cambial turca, desencadeada pela pressão econômica dos EUA.

Erdogan falou em uma mensagem de vídeo antes do festival muçulmano Eid al-Adha.

"O objetivo é o mesmo. O objetivo é colocar a Turquia e o povo turco de joelhos, para torná-lo prisioneiro ".

"Aqueles que pensam que podem fazer a Turquia ceder com a taxa de câmbio logo perceberão que estão errados", acrescentou Erdogan.

A moeda nacional da Turquia, a lira, mergulhou recentemente a níveis sem precedentes em meio ao abismo entre os dois aliados da Otan, Ancara e Washington. O líder turco pediu aos cidadãos do país que vendessem moedas estrangeiras para apoiar a lira na "luta nacional e nacional".

As relações entre os EUA e a Turquia se azedaram ultimamente, principalmente depois que um tribunal turco rejeitou um pedido de libertação do pastor Andrew Brunson. A decisão provocou uma reação irada do presidente dos EUA, Donald Trump, que disse que Washington não aceitaria o assunto "sentando-se".

Os dois aliados da Otan também se envolveram no que parece ser outra guerra comercial para os EUA. No início deste mês, o presidente dos EUA, Donald Trump, dobrou as tarifas de aço e alumínio sobre as importações turcas. Em resposta, Ancara anunciou tarifas sobre as importações de certos bens dos EUA, incluindo carros, álcool e tabaco.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247