Estados Unidos lançam novo Comando Espacial

Os Estados Unidos estão criando um Comando Espacial, executando decisão do presidente Donald Trump tomada no final do ano passado

EUA, Comando Espacial
EUA, Comando Espacial (Foto: Divulgação)

Prensa Latina - Os Estados Unidos estão criando um Comando Espacial, executando decisão do presidente Donald Trump tomada no final do ano passado. 

Segundo explicou no último dia 20 de agosto o chefe do Estado Maior Conjunto, general Joseph Dunford, o novo corpo será responsável por planejar e executar as operações espaciais e terá ao todo 87 unidades.

As capacidades do comando, que terá como encarregado o general John Raymond depois de ser confirmado pelo Senado em junho, incluirão advertências sobre mísseis, operações de satélite, e controle e apoio espacial, manifestou Dunford em uma reunião do Conselho Nacional do Espaço. 

Na opinião do vice-presidente, Mike Pence, essa estrutura garantirá que os Estados Unidos estejam preparados para resguardar seu povo, interesses e valores na vasta extensão do espaço e na Terra com as tecnologias que apoiarão a defesa comum'. 

O surgimento dessa entidade é considerado o primeiro passo para a criação de uma Força Espacial completa que se incorporaria como o sexto ramo das Forças Armadas norte-americanas, uma ideia impulsionada pelo chefe da Casa Branca que precisa do visto bom do Congresso.

Trump deu a ordem para desenvolver a referida iniciativa ao então secretário de Defesa, James Mattis, em 18 de dezembro de 2018. 

Ordenou o estabelecimento, de acordo com a lei dos Estados Unidos, de um Comando Espacial como um funcional Comando Combatente Unificado (o 11º do país), dispôs o governante. 

Além disso, exigiu a recomendação de oficiais para indicá-los como comandante e comandante anexo da estrutura, e sua posterior confirmação na Câmara Alta. 

O Pentágono anunciou em 19 de março de 2018 que estava estudando a possível criação de uma nova entidade das forças armadas, com o espaço como seu campo de operações.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247