EUA pedem reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para tratar sobre a Venezuela

O pedido vem após a reunião desta segunda-feira (25) em Bogotá com o Grupo de Lima, na qual participa, entre outros, o vice-presidente americano Mike Pence; apesar das críticas ao governo Maduro, a proposta de intervenção militar dos EUA não é bem-vinda.

EUA pedem reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para tratar sobre a Venezuela
EUA pedem reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para tratar sobre a Venezuela (Foto: REUTERS/Eduardo Munoz)

247 - Sem sucesso nos intentos contra o governo de Nicolás Maduro no último sábado (23), considerado o dia D, o governo dos Estados Unidos tenta aumentar apressão e solicitou reunião sobre a Venezuela para está terça-feira (26) no Conselho de Segurança da ONU, segundo informaram fontes diplomáticas.

O pedido vem após a reunião desta segunda-feira em Bogotá com o Grupo de Lima, na qual participa, entre outros, o vice-presidente americano Mike Pence. Apesar das críticas ao governo Maduro, a proposta de intervenção militar dos EUA não é bem-vinda.

Segundo fontes da agência EFE, em Nova York, a delegação americana circulou há algumas semanas uma minuta de resolução entre os outros integrantes do Conselho de Segurança com a qual busca dar apoio a Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional (parlamento venezuelano) e autoproclamado presidente do país, como "a única instituição eleita democraticamente na Venezuela".

O texto ainda defende o início "imediato" de um "processo político que leve a eleições presidenciais livres, justas e críveis".

A proposta foi rapidamente repelida pela Rússia, que propôs sua própria resolução alternativa, assinalando que a situação na Venezuela é um assunto interno e criticando qualquer tentativa de intervenção.

Vale lembrar que China e Rússia são contra uma intervenção militar na Venezuela e ambas são membros permanentes do Conselho de Segurança, junto com os EUA, tendo poder para vetar a resolução.

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247