Ex-presidente da Câmara do Reino Unido diz que Brexit foi maior erro britânico no pós-guerra

O ex-presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, afirmou nesta quarta-feira (6) que o Brexit foi o maior erro da história da política exterior do Reino Unido no pós-guerra

John Bercow
John Bercow (Foto: Russia Today)

247 - John Bercow, o político, que comandou o Parlamento britânico durante dez anos e ganhou notoriedade pelos pedidos de "ordem", em alto e bom som, concedeu entrevista à imprensa estrangeira e lembrou que não é mais obrigado a se manter imparcial, ordem que vigorava enquanto estava no posto. Ele considera que o Brexit foi o maior erro da história da política exterior do Reino Unido no pós-guerra e anunciou que publicará um livro com as experiências vividas nesse processo.

A agência EFE, que cobriu a entreista, destaca a declaração de Bercow: "Fazemos parte de blocos de poder e comércio, e minha opinião é que é melhor ser parte de um bloco de poder, do que não ser", afirmou, em referência à União Europeia (UE), cuja saída dos britânicos foi atrasada, pela terceira vez, agora para 31 de janeiro do ano que vem.

Para o ex-presidente da Câmara dos Comuns, a incerteza por tanto tempo é negativa para o "status geopolítico" do Reino Unido e a posição do país em diferentes instâncias multilaterais.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247