CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Fidel parabeniza Maduro apesar de derrota eleitoral

Ex-presidente cubano Fidel Castro parabenizou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pelo "discurso brilhante e corajoso" feito por ele na mesma noite em que o seu partido perdeu a maioria das vagas nas eleições legislativas; "Junto-me à opinião unânime daqueles que o congratularam por seu discurso brilhante e corajoso na noite de 6 de dezembro, mal conhecendo o veredicto das urnas", disse 

Ex-presidente cubano Fidel Castro parabenizou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pelo "discurso brilhante e corajoso" feito por ele na mesma noite em que o seu partido perdeu a maioria das vagas nas eleições legislativas; "Junto-me à opinião unânime daqueles que o congratularam por seu discurso brilhante e corajoso na noite de 6 de dezembro, mal conhecendo o veredicto das urnas", disse  (Foto: Paulo Emílio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - O ex-presidente cubano Fidel Castro parabenizou o mandatário da Venezuela, Nicolás Maduro, pelo "discurso brilhante e corajoso" que ele fez na noite em que sofreu um duro revés nas eleições legislativas de seu país.

"Junto-me à opinião unânime daqueles que o congratularam por seu discurso brilhante e corajoso na noite de 6 de dezembro, mal conhecendo o veredicto das urnas", disse Fidel em uma nota de incentivo a um dos maiores aliados de Cuba.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fidel Castro, de 89 anos, formou uma aliança socialista com o antecessor de Maduro, Hugo Chávez. Após sua aposentadoria em 2003 e a morte de Chávez em 2013, a aliança foi levada adiante por Raúl Castro, irmão caçula de Fidel e atual presidente cubano, e por Maduro, ex-vice de Chávez eleito após a morte de seu mentor.

A eleição de Maduro deu continuidade à sequência de vitórias do chavismo, mas a oposição venezuelana surrou os socialistas do governo no pleito de domingo e conquistou a maioria do Parlamento pela primeira vez em 16 anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Raúl divulgou um comunicado de 45 palavras começando com as palavras "Estimado Maduro" na manhã seguinte à votação. Fidel soltou uma nota de 537 palavras na qual saúda o "Caro Nicolás", enxergando glória na história da independência da Venezuela – primeiramente da Espanha colonial pelas mãos de Simón Bolívar e mais recentemente dos Estados Unidos graças a Chávez.

"As milhões de crianças e jovens que hoje frequentam as melhores e mais modernas escolas públicas são as da Venezuela", escreveu Fidel, louvando o que considera as conquistas do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O mesmo se aplica à rede de centros de saúde pertencentes a um povo que é corajoso, mas empobrecido por séculos de pilhagem do colonialismo espanhol e mais tarde pelas grandes multinacionais que extraíram de seu ventre, durante mais de cem anos, o melhor da imensa riqueza de petróleo com a qual a natureza dotou o país."

Cuba tem cerca de 30 mil médicos e enfermeiras trabalhando na Venezuela, país-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que fornece mais de 100 mil barris de petróleo por dia a Havana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Por Daniel Trotta)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO