CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

França diz ter 'interrogações legítimas' sobre acordo UE-Mercosul

Segundo a porta-voz do governo, Sibeth Ndiaye, a França tem “interrogações legítimas” a respeito de três pontos do tratado, particularmente sobre setores considerados sensíveis ao país e o acordo climático de Paris

©CHRISTOPHE PETIT TESSON/EPA/MAXPPP - epa07478177 Newly appointed French Junior Minister and Government's spokesperson Sibeth Ndiaye leaves the weekly cabinet meeting at the Elysee Palace in Paris, France, 01 April 2019. EPA-EFE/CHRISTOPHE PETIT TESSON (Foto: CHRISTOPHE PETIT TESSON)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Da RFI - O governo francês voltou a se pronunciar nessa quarta-feira (10) sobre o Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia (EU) e o Mercosul. Segundo a porta-voz do governo, Sibeth Ndiaye, a França tem “interrogações legítimas” a respeito de três pontos do tratado, particularmente sobre setores considerados sensíveis ao país e o acordo climático de Paris.

Em reunião com seu Conselho de Ministros, o presidente Emmanuel Macron disse que o texto apresentado não traz garantias "suficientemente robustas" para que o Acordo de Paris sobre o Clima seja respeitado. Para o governo francês, cumprir o pacto concluído em 2015 tornou-se um pré-requisito para a assinatura de outros tratados comerciais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Padrões de saúde animal são outro ponto de interrogação. Macron quer mais garantias de que as normas sanitárias europeias serão respeitadas nos produtos e durante seu processo de fabricação pelos países do Mercosul.

Áreas sensíveis

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O acordo abrange quase 90% da atividade econômica da UE e do Mercosul, incluindo setor agrícola, serviços, tecnologia, serviços financeiros e bens manufaturados.

Entre os setores considerados sensíveis para a França estão a carne bovina, o açúcar e as aves. Com relação à entrada desses produtos na Europa, Emmanuel Macron insiste na ativação das chamadas "cláusulas de salvaguardas".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Queremos saber mais sobre como as cláusulas de salvaguarda que incluímos neste tratado comercial serão ativadas ", disse a porta-voz do governo francês. Agricultores europeus temem a concorrência desleal de produtores do Mercosul.

Na reunião com seus ministros, Macron anunciou que será instaurada, nos próximos dias, uma comissão independente e transparente para analisar o projeto de acordo entre os dois blocos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO