Franceses realizam manifestações contra antissemitismo

Em toda a França, milhares de pessoas se manifestaram nesta terça-feira (19) em protesto contra o antissemitismo. Grandes passeatas foram realizadas em Paris, Lille, Toulouse e Marselha

Franceses realizam manifestações contra antissemitismo
Franceses realizam manifestações contra antissemitismo

247, com AFP e Humanité - Em toda a França, milhares de pessoas se manifestaram nesta terça-feira (19) em protesto contra o antissemitismo. Grandes passeatas foram realizadas em Paris, Lille, Toulouse e Marselha.

Em Paris, os ex-presidentes François Hollande e Nicolas Sarkozy se uniram aos manifestantes que carregavam cartazes com as palavras "Chega!" e "Não mexa com meu amigo!"

Túmulos de cemitérios judeus foram profanados por antissemitas que fizeram pichações com suásticas nazistas azuis e amarelas. Em um túmulo estava escrito "Esassisches Schwarzen Wolfe" ("os lobos alsacianos negros"), uma possível referência a um grupo autonomista alsaciano ativo nos anos 1970.

O Ministério Público de Paris informou que abriu uma investigação para tentar localizar os autores do delito. No domingo (17), o Ministério Público também abriu uma investigação preliminar sobre os insultos antissemitas de que o escritor e filósofo Alain Finkielkraut foi vítima durante um protesto contra o governo por parte dos "coletes amarelos" no fim de semana passada.

O presidente Emmanuel Macron visitou o cemitério nesta terça após os atos de vandalismo ocorrido durante a madrugada. "É importante para mim estar aqui com vocês hoje", disse Macron aos líderes locais e membros da comunidade judaica.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247