CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Deputados denunciam torturas em prisões e pedem ação "urgente" da ONU contra o Brasil

Denúncia foi oficialmente entregue às vésperas da eleição para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, que acontece nesta quinta-feira (16) e tem o Brasil como candidato

Transferência de presos no Pará. (Foto: Altamira)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Deputados do PSOL entregaram à alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, além dos relatores, um documento relatando denúncias de tortura e violações dos direitos humanos no sistema carcerário brasileiro. Segundo o jornalista Jamil Chade, a denúncia foi oficialmente entregue às vésperas da eleição para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, que tem o Brasil como candidato. 

“Na denúncia, os parlamentares incorporaram os resultados de uma ação assinada pelo Ministério Público Federal e que denuncia uma rotina de tortura por parte de agentes federais. No documento, os parlamentares fazem cinco pedidos à ONU”, ressalta a reportagem. “A solicitação é para que a entidade emita um "apelo urgente" diante da crise no presídio do Pará, na esperança de conseguir que o governo tome medidas. Os deputados também querem que a ONU faça uma declaração pública de condenação diante das revelações de tortura”, completa Jamil Chade. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A pressão dos deputados ocorre num momento de expectativa dentro do governo brasileiro. Nesta quinta-feira, a ONU realiza a votação para a escolha dos novos membros do Conselho de Direitos Humanos e a esperança de ativistas é de que, diante da situação no Brasil e do comportamento do governo Bolsonaro, o país não seja eleito”, observa o jornalista. 

“O blog, porém, apurou que a troca de votos entre governos tem ocorrido, sem qualquer consideração à situação de direitos humanos nos países. "O comércio do voto tem a política como moeda corrente", admitiu um experiente diplomata. Membros do governo insistem que, pelas contas que fizeram, o Brasil já tem apoio suficiente para ser eleito”, ressalta.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO