Linguista suíço explica por que Trump venceu as eleições

Uma das causas da vitória de Trump nas eleições presidenciais foi a sua capacidade de utilizar a palavra “eu” e se dirigir diretamente aos eleitores, afirma o linguista suíço Jacques Savoy; "Trump ganhou as primárias e as eleições. Será que isso significa que seu estilo de comunicação através do Twitter e coisas semelhantes vão predominar nas próximas eleições? É possível constatar que a retórica política na verdade tende para a simplificação e a redução da mensagem", acredita Savoy

Donald Trump
Donald Trump (Foto: Leonardo Attuch)

Da Agência Sputinik

Uma das causas da vitória de Trump nas eleições presidenciais foi a sua capacidade de utilizar a palavra “eu” e se dirigir diretamente aos eleitores, afirma o linguista suíço Jacques Savoy.

"Trump ganhou as primárias e as eleições. Será que isso significa que seu estilo de comunicação através do Twitter e coisas semelhantes vão predominar nas próximas eleições? É possível constatar que a retórica política na verdade tende para a simplificação e a redução da mensagem", acredita Savoy.  

Ele ficou surpreendido com o resultado das eleições. Após elas, ele tentou entender o segredo da sua vitória, analisando a principal arma de cada político — a sua retórica. 

Savoy analisou os discursos de todos os 17 candidatos republicanos e chegou à conclusão que a vitória de Trump pode ser explicada por um só fator – a utilização da palavra "eu", à qual o futuro presidente recorreu mais frequentemente do que os outros candidatos. Entretanto, outros candidatos como Clinton, Sanders e Cruz que também utilizaram essa palavra, afinal participaram da corrida durante mais tempo. 

 A palavra "eu' é classificada como não muito conveniente na política. A maioria dos candidatos com experiência, como Jeb Bush, Rubio, John Kasich gosta de utilizar o plural de modéstia "nós". Mas Trump não seguiu essa regra.

Outro possível fator que permitiu a vitória de Trump é a simplicidade das frases do seu discurso — em média elas são constituídas por 13 palavras, enquanto as de Clinton têm em média 21 e as de Cruz 20.  Além disso, só uma terça parte das palavras tem algum sentido político, a outra parte é utilizada para expressar emoções.  

As palavras no discurso de Trump também são bastante simples, evitando sinônimos e utilizando sempre as mesmas palavras. 

Trump ganhou porque ele utilizou uma linguagem simples e compreensível para os eleitores, acredita Savoy, ao contrário de seus adversários. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247