CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Nova relação com EUA marca Cúpula das Américas

"O fato de que Cuba estar aqui é a maior conquista da América Latina e do Caribe", disse Nicolas Maduro, que esta semana pareceu suavizar a sua posição em relação a Washington depois de uma recente onda de tensão; presidentes Barack Obama e Raúl Castro se cumprimentaram na Cidade do Panamá

US President Barack Obama speaks at a civil society forum in the sidelines of the Summit of the Americas, at a hotel in Panama City on April 10, 2015. Obama told a forum of Latin American civil society members in Panama on Friday that the days of American (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

CIDADE DO PANAMÁ (Reuters) - O presidente norte-americano reúne-se neste sábado com o líder cubano Raul Castro, para discussões que podem aumentar ainda mais a reputação de Barack Obama na região, em meio à avaliação positiva de líderes latino-americanos ao descongelamento histórico de animosidade entre Estados Unidos e Cuba.

Obama e o presidente cubano apertaram as mãos e conversaram brevemente na cerimônia de abertura da Cúpula das Américas, na sexta-feira à noite, um gesto que foi elogiado por outros líderes que têm nos últimos anos pedido mudanças na política norte-americana em relação à Cuba.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até o presidente socialista da Venezuela, Nicolas Maduro, diminuiu o tom de sua retórica antiamericana de costume para elogiar a aproximação, bem como a participação de Cuba na cúpula pela primeira vez.

"O fato de que Cuba estar aqui é a maior conquista da América Latina e do Caribe", disse Maduro, que esta semana pareceu suavizar a sua posição em relação a Washington depois de uma recente onda de tensão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Obama, de 53 anos, que não era nem nascido quando os irmãos Castro chegaram ao poder na revolução de 1959, assegurou aos líderes latino-americanos que os Estados Unidos já não estavam interessado em tentar impor sua vontade sobre a região.

Obama e Castro não sentaram juntos no jantar ao ar livre em meio a ruínas no centro histórico da Cidade do Panamá na sexta-feira à noite e jornalistas autorizados a entrar brevemente para brindes não viram nenhuma interação entre os dois.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas o tom geral tem sido otimista com Obama e o presidente cubano de 83 anos movimentando-se na direção de restaurar as relações diplomáticas plenas e melhorar os laços comerciais e de viagem na sequência de uma mudança de política dramática anunciada por ambos em dezembro.

(Por Matt Spetalnick e David Alire Garcia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO