CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Obrador dá lição de respeito aos povos indígenas de todo o mundo

Ao contrário do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que brada o fim dos direitos aos povos indígenas, a cerimônia de posse do presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, foi uma das mais emocionantes já vistas no Ocidente; Obrador recebeu de 68 povos originários o Bastão Sagrado, símbolo do mando e da submissão à vontade popular, no Zócalo, a Praça da Constituição, construída sobre as ruínas de Tenochtitlán, capital e símbolo maior da civilização asteca; esta foi a primeira vez que um presidente recebeu o Bastão Sagrado

Obrador dá lição de respeito aos povos indígenas de todo o mundo
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Ao contrário do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que brada o fim dos direitos dos povos indígenas em prol do agronegócio e da exploração latifundiária, a cerimônia de posse do presidente do México Andrés Manuel Lopez Obrador foi uma das mais emocionantes já vistas no Ocidente.

Em uma festa marcada pela participação dos povos ancestrais que habitavam o país desde antes da chegada dos espanhóis, além dos afrodescendentes, Obrador recebeu de 68 povos originários o Bastão Sagrado, símbolo do mando e da submissão à vontade popular, no Zócalo, a Praça da Constituição, construída sobre as ruínas de Tenochtitlán, capital e símbolo maior da civilização asteca, e a poucos metros da Catedral Metropolitana. Esta foi a primeira vez que um presidente recebeu o Bastão Sagrado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eleito com mais de 30 milhões de votos obtidos nas eleições de julho do ano passado (de um total de 90 milhões de eleitores), Andrés Manuel López Obrador tornou-se um dos presidentes mais votados na história do México. "Aqui está o bastão, o símbolo com o qual você vai liderar o nosso povo, queremos lembrá-lo de que queremos ser levados em conta em seus planos para estes 6 anos", disse um dos indígenas presentes à cerimônia.

Após o ritual de purificação, Obrador reafirmou o seu compromisso "de não mentir, não roubar, não trair o povo do México" e de que todos os programas de seu governo terão a população indígena como prioridade. "É uma vergonha, uma vergonha, que nossos povos nativos tenham vivido durante séculos sob a opressão e o racismo, com a pobreza e a marginalização em suas costas ", disse para uma multidão de 160 mil pessoas presentes no Zócalo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Veja o vídeo da cerimônia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO