Parlamento da Espanha recusa investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro

O líder socialista Pedro Sánchez perdeu o primeiro turno da votação para o cargo de premiê espanhol neste sábado (5)

Pedro Sánchez
Pedro Sánchez (Foto: REUTERS / Sergio Perez)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik Brasil - Com 166 votos a favor, 165 contra e 18 abstenções, Sánchez não consegue obter o cargo de premiê na primeira votação. Segundo a lei, no primeiro turno é necessário obter a votação favorável de uma maioria absoluta de 176 votos.

Para a vitória no segundo turno, que terá lugar 48 horas depois do primeiro, será necessária uma maioria simples de votos a favor. Então, se a situação não mudar durante os dois dias seguintes, Sánchez será designado premiê da Espanha na terça-feira.

Além dos representantes do Partido Socialista Operário Espanhol, Pedro Sánchez foi apoiado pelo Unidas Podemos, com quem os socialistas planejam formar um governo de coalizão, e pelos representantes de partidos mais pequenos como o Partido Nacionalista Basco, o EH Blidu, o Más País e o Teruel Existe.

Contra a candidatura de Sánchez votaram os representantes do Partido Popular, do partido de extrema-direita VOX e do Cidadãos.

O parlamento da Espanha está muito fragmentado nos últimos tempos e consiste de mais de 20 grupos políticos. No último ano no país foram realizadas duas eleições legislativas antecipadas e o governo funciona como interino desde abril de 2019.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247