CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Pedro Monzón: A ONU e o bloqueio a Cuba

Assembleia Geral deve reprovar pela 29ª vez embargos que castigam o país, escreve o Cônsul Geral de Cuba em São Paulo

Cresce nos Estados Unidos repúdio ao bloqueio imposto a Cuba (Foto: Sputnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O embaixador Pedro Monzón, cônsul geral de Cuba em São Paulo, escreve nesta quarta-feira (23) na Folha de S.Paulo artigo sobre o bloqueio estadunidense a Cuba, que mais uma vez será julgado pela Assembleia Geral da ONU. Para o diplomata, o efeito do bloqueio é "genocida". 

"Em 28 ocasiões consecutivas o bloqueio a Cuba foi reprovado pela imensa maioria dos países que integram a Assembleia Geral da ONU (AGNU) e também por diversos Parlamentos, personalidades e grupos de solidariedade no mundo",  escreve Monzón.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Implantado formalmente em 1962, o embargo obedece às teses expressas em um memorando oficial do governo dos EUA à época, que literalmente afirma: 'A maioria dos cubanos apoiam Castro (…) o único modo (…) de tirar o apoio interno é mediante o desencanto e a insatisfação que surjam do mal-estar econômico e das dificuldades materiais (...). Há que se empregar, rapidamente, todos os meios possíveis para debilitar a vida econômica (…) e conseguir os maiores avanços na privação a Cuba, de dinheiro e fornecimento, para reduzir recursos financeiros e os salários reais, provocar fome, desespero e o derrocamento do governo' ”.

Já se passaram mais de 60 anos e, apesar do repúdio mundial, as mudanças que foram introduzidas nesse sistema de sanções, contraditoriamente, reforçaram a sua intenção e o efeito genocida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia a íntegra

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO