CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Pela primeira vez na história, China é colocada no alvo da política militar dos EUA e demais países ocidentais

Em reunião de cúpula, Otan vê o crescimento do poderio militar da China como principal desafio

Jen Stoltenberger, secretário geral da Otan (Foto: Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A reunião de cúpula da Otan - Organização do Tratado do Atlântico Norte, realizada nesta segunda-feira (14), em Bruxelas, com a presença do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apontou a China como alvo de sua preparação militar. 

A cúpula, que reuniu os 30 países membros, considerou que as ambições militares da China são crescentes e que representam “desafios que devem ser enfrentados”, informa O Estado de S.Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi a primeira vez que a Otan apresentou a política de defesa da China como alvo de conflitos por parte da organização militar ocidental. 

Biden, que participou da cúpula da Otan, tem enfatizado que a prioridade da sua política externa é enfrentar o que considera "poderes autoritários", especialmente a  Rússia e a China.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que o orçamento militar da China perde no mundo apenas para o dos Estados Unidos, e que a China está construindo rapidamente suas forças militares, incluindo sua marinha, com tecnologias avançadas.

Em uma discussão sobre "ameaças multifacetadas" e "competição sistêmica de poderes assertivos e autoritários" no início do documento, a Otan afirma que "as ações agressivas da Rússia constituem uma ameaça à segurança euro-atlântica" e que a China tem “ crescente influência" China e "as políticas internacionais podem apresentar desafios que precisamos enfrentar juntos como uma aliança”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em outro trecho, o documento da Otan diz que a China apresenta “desafios sistêmicos”, para a “ordem internacional baseada em regras”.

A Otan também cita o arsenal nuclear em expansão da China e sistemas de entrega mais sofisticados, bem como sua marinha em expansão e sua cooperação militar com a Rússia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O canal Cortes 247 reúne clipes com os melhores momentos das entrevistas e dos programas jornalísticos da TV 247, que produz mais de dez horas diárias de conteúdo jornalístico original. Este é o único canal oficial de cortes da TV 247, que conta com direitos de uso desse mesmo conteúdo. Todos os direitos reservados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO