CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Pompeo: sauditas garantiram que culpados por morte de Khashoggi serão responsabilizados

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que líderes sauditas garantiram que todos os culpados pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi serão responsabilizados, à medida que Riad tenta solucionar sua maior crise política em décadas

Pompeo: sauditas garantiram que culpados por morte de Khashoggi serão responsabilizados (Foto: Andrew Caballero-Reynolds/Pool via REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RIAD (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse nesta segunda-feira que líderes sauditas garantiram que todos os culpados pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi serão responsabilizados, à medida que Riad tenta solucionar sua maior crise política em décadas.

Pompeo disse a repórteres que também tratou de uma série de questões de direitos humanos com o rei Salman e com o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, incluindo o caso de ativistas de direitos das mulheres que estão presas há meses, algumas supostamente torturadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Khashoggi, forte crítico do príncipe herdeiro saudita, foi assassinado em outubro dentro do consulado do reino em Istambul, desencadeando repreensão global, incluindo a imposição de sanções pelo Tesouro norte-americano contra 17 indivíduos e a elaboração de uma resolução pelo Senado dos EUA culpando o príncipe Mohammed pelo crime.

Uma avaliação da CIA também responsabilizou o príncipe herdeiro por ordenar o assassinato, o que autoridades da Arábia Saudita negam. Ao menos 21 sauditas foram presos como parte do caso, com cinco enfrentando a pena de morte. Cinco oficiais também foram demitidos, incluindo um graduado assessor da família real.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Ambos reconheceram que a responsabilização precisa acontecer. Eles falaram sobre o processo que está acontecendo dentro de seu país, tanto o processo investigativo como o processo judicial que está acontecendo”, disse Pompeo.

“Eles reiteraram seu comprometimento em alcançar o objetivo, as expectativas que estabelecemos para eles”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A indignação desencadeada pelo assassinato de Khashoggi tem desgastado a relação entre o reino e seus aliados no Ocidente e chamado atenção para a repressão de divergências na Arábia Saudita e para a guerra de quase quatro anos no Iêmen.

Durante reuniões que duraram cerca de 80 minutos no total, Pompeo disse ter discutido com líderes sauditas o caso de ativistas de direitos da mulher detidas e acusadas de traição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O compromisso deles foi de que o processo judicial legal acontecerá e que eles o farão rapidamente e que continuarão nesse caminho”, disse a repórteres.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO