Pompeo vai ao Reino Unido pedir apoio contra Irã e China

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, reúne-se nesta quarta-feira (8) em Londres com autoridades do governo britânico, um importante aliado europeu o qual tenta convencer de que dê seu apoio a Washington frente ao Irã e à China

Pompeo vai ao Reino Unido pedir apoio contra Irã e China
Pompeo vai ao Reino Unido pedir apoio contra Irã e China (Foto: Jeff Chiu)

AFP - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, reúne-se nesta quarta-feira (8) em Londres com autoridades do governo britânico, um importante aliado europeu o qual tenta convencer de que dê seu apoio a Washington frente ao Irã e à China.

A visita de Pompeo à capital britânica acontece poucas horas depois de o Irã anunciar que não aplicará mais alguns dos compromissos firmados em 2015, no âmbito do pacto internacional sobre seu programa nuclear. Abandonado pelos Estados Unidos, o acordo inclui Reino Unido, Alemanha, França, Rússia e China.

Na terça-feira (7), Pompeo fez uma visita surpresa ao Iraque para alertar sobre "ataques iminentes" do Irã contra as forças estadunidenses estacionadas na região. No mesmo dia, o Pentágono anunciou o envio de bombardeiros B-52 para o Golfo.

O governo britânico ainda não reagiu ao anúncio de Teerã, que disse que deixará de limitar suas reservas de água pesada e de urânio enriquecido a partir desta quarta-feira. Faz um ano que os Estados Unidos abandonaram unilateralmente o acordo internacional e retomaram, em agosto passado, sanções contra o Irã.

Outro polêmico tema destes encontros será o do fabricante chinês de tecnologia móvel Huawei. Londres deve autorizar a empresa a participar, mesmo que de forma limitada, do desenvolvimento de sua rede 5G, apesar das advertências de Washington. Os EUA suspeitam de que o grupo possa transmitir informação confidencial para o governo de Pequim.

Os Estados Unidos excluíram a Huawei do desenvolvimento da próxima geração de Internet móvel em seu território e tentam convencer seus aliados ocidentais a fazerem o mesmo.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247