CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Presidente chinês se reúne com secretário de Estado dos EUA

O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se na quinta-feira (14) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, no Grande Palácio do Povo em Pequim

China EUA (Foto: Reinaldo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Xinhua - Xi disse que a China e os Estados Unidos têm amplos interesses em comum e uma grande responsabilidade de garantir a paz e a estabilidade mundiais e promover o desenvolvimento e a prosperidade globais.

Trabalhando juntos, a China e os Estados Unidos podem realizar coisas importantes para beneficiar os dois países e o mundo inteiro, disse Xi.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Xi pediu que as duas partes implementem os consensos atingidos por ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante sua reunião em Beijing, reforcem a comunicação, aumentem a confiança mútua, dirijam de forma adequada as diferenças e expandam a cooperação, a fim de garantir que os laços bilaterais continuem adiante pela via correta para beneficiar os povos e o mundo.

Os dois países devem sempre ver de forma correta as intenções estratégicas um do outro e devem se respeitar e levar em conta os respectivos interesses fundamentais e maiores preocupações, disse Xi, acrescentando que é a importante lição aprendida dos cerca de 40 anos de desenvolvimento dos laços bilaterais depois de estabelecer relações diplomáticas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A China está comprometida com o desenvolvimento das relações de cooperação com os Estados Unidos caracterizadas pelo respeito mútuo, igualdade, benefício mútuo e resultados de ganho recíproco, assinalou Xi.

O presidente pediu mais intercâmbios de alto nível e diálogo institucional, ampliação da cooperação em várias áreas e aumentar os intercâmbios locais e interpessoais para consolidar a base dos laços bilaterais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Xi expressou sua esperança de que a parte norte-americana dirija de forma prudente os assuntos sensíveis, incluindo o assunto de Taiwan e as fricções econômicas e comerciais, para evitar uma grave obstrução dos laços bilaterais.

A China e os Estados Unidos devem reforçar a comunicação e a coordenação nos principais assuntos regionais e internacionais e naqueles de importância global, disse Xi, pedindo que os dois países trabalhem em conjunto na construção da paz mundial e na manutenção da ordem internacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pompeo transmitiu as saudações do presidente Trump ao presidente Xi, especialmente o agradecimento de Trump pelos importantes conselhos e ajuda de Xi sobre o assunto da Península Coreana.

Além de elogiar o constante desenvolvimento das relações Estados Unidos-China sob a direção conjunta dos dois líderes, Pompeo disse que os Estados Unidos dão importância aos laços bilaterais e estão preparados para fortalecer a comunicação com a China, dirigir de forma adequada os assuntos destacados, aprofundar a cooperação em diversos âmbitos e enfrentar os desafios regionais e globais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os Estados Unidos apreciam o importante papel da China na solução política do assunto nuclear da Península Coreana, disse Pompeo, acrescentando que os Estados Unidos estão dispostos a trabalhar com a China para promover a realização da desnuclearização e a paz duradoura na península.

Xi pediu que Pompeo transmita sua saudação ao presidente Trump e enfatizou que a reunião entre o presidente Trump e Kim Jong Un, o mais alto líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), foi histórica, frutífera e um importante passo no processo da solução política da questão nuclear da península, dizendo que a China estende uma sincera felicitação a ambas as partes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os assuntos relacionados com a Península Coreana são complexos e devem ser resolvidos de forma gradual, indicou Xi, dizendo que a China espera que as duas partes se respeitem, trabalhem pelo objetivo compartilhado e façam esforços constantes para solucionar politicamente os problemas.

A China adere com firmeza à desnuclearização da península e a sua paz e estabilidade, e insiste em resolver os problemas através do diálogo, afirmou Xi, acrescentando que a China continuará desempenhando um papel ativo e construtivo, e que trabalhará com as partes respectivas, incluindo os Estados Unidos, para promover uma solução política da questão.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO