Putin espera que divergências entre Rússia e EUA não gerem nova 'Crise dos Mísseis'

Vladimir Putin, presidente da Rússia, enfatizou que as divergências entre Moscou e Washington não podem ser motivo para provocar uma nova "Crise dos Mísseis", se referindo à escalada de tensão entre os EUA e a então União Soviética, em 1962; "Não há razão para isso", disse o presidente russo, que tem advertido o governo de Donald Trump contra ameaças de intervenção na Venezuela

Putin espera que divergências entre Rússia e EUA não gerem nova 'Crise dos Mísseis'
Putin espera que divergências entre Rússia e EUA não gerem nova 'Crise dos Mísseis' (Foto: REUTERS/Maxim Shemetov)

Sputnik - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que, embora haja divergências entre Moscou e Washington, isso não é motivo para provocar uma nova "Crise dos Mísseis".

O líder russo destacou que a Rússia mantém contatos permanentes com os EUA, por exemplo, na Síria, por isso, embora "existam problemas e sejam criados cada vez mais problemas, existem também mecanismos e instrumentos para resolver conjuntamente estes problemas".

"Espero que eles sejam usados para que no mundo não haja crise semelhante à crise de outubro, não há razão para isso", disse o presidente.

Segundo o presidente russo, as contradições existentes não são tão sérias, e os "conflitos entre os dois sistemas" não são tão profundos quanto durante a Guerra Fria.

A Rússia, em sua opinião, não gostaria de testemunhar um novo confronto como a "Crise caribenha dos anos 60 do século passado", mas "se alguém quiser, ele a terá".

A Crise dos Mísseis, conhecida em Cuba como a Crise de Outubro, é o termo usado para descrever a drástica escalada de tensão que ocorreu entre os EUA e a URSS em outubro de 1962, quando Moscou instalou no território cubano foguetes de alcance intermediário com ogivas nucleares.

Naquela ocasião, o mundo ficou vários dias à beira de uma guerra nuclear, mas os esforços do Kremlin e da Casa Branca permitiram que o conflito fosse resolvido.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247