CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Reino Unido começa a escolher novo premiê

Partido Conservador do Reino Unido iniciou nesta terça-feira, 5, a seleção de um novo líder para o lugar do primeiro-ministro David Cameron; ministra do Interior, Theresa May, e a ministra da Energia, Andrea Leadsom, são as principais concorrentes ao cargo político mais importante da nação

Partido Conservador do Reino Unido iniciou nesta terça-feira, 5, a seleção de um novo líder para o lugar do primeiro-ministro David Cameron; ministra do Interior, Theresa May, e a ministra da Energia, Andrea Leadsom, são as principais concorrentes ao cargo político mais importante da nação (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

LONDRES (Reuters) - O Partido Conservador do Reino Unido irá iniciar a seleção de um novo líder para o lugar do primeiro-ministro David Cameron nesta terça-feira, e a ministra do Interior, Theresa May, e a ministra da Energia, Andrea Leadsom, são as principais concorrentes ao cargo político mais importante da nação.

Cameron anunciou que renunciaria logo após o turbilhão político desencadeado por um referendo em 23 de junho que decidiu pela desfiliação britânica da União Europeia, apesar de suas exortações pela permanência, e seu sucessor deve assumir o escritório de Downing Street no início de setembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A batalha pela liderança dos conservadores trouxe mais incerteza em um momento no qual o Reino Unido enfrenta seu maior tumulto político e econômico desde a Segunda Guerra Mundial.

Cinco candidatos se apresentaram, e nesta terça-feira os 331 parlamentares conservadores do Parlamento farão sua primeira votação para escolher seu novo líder. O processo começa nesta manhã e o resultado inicial deve ser anunciado à tarde, quando o postulante com menos votos será eliminado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A fase seguinte da votação irá acontecer na quinta-feira, e o processo irá continuar até que só dois candidatos permaneçam na disputa. Depois disso, o líder será eleito pelos cerca de 150 mil correligionários do partido em todo o país.

Theresa May, conservadora ferrenha que comandou as áreas de segurança e de aplicação da lei no gabinete de Cameron durante seis anos, é a favorita das casas de apostas e aquela que tem mais apoio dos parlamentares.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas Theresa apoiou a permanência britânica na UE, e muitos conservadores vêm argumentando que o próximo premiê, que precisará negociar a desfiliação, precisa ser alguém que defendeu o rompimento.

Uma pesquisa para o site ConservativeHome revelou que o apoio dos partidários a Theresa está em 37 por cento e que outros 38 por cento endossam Andrea, que foi uma figura proeminente na campanha do "sai" antes do referendo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Andrea, de 53 anos, que teve uma carreira de 25 anos no setor de serviços financeiros antes de se voltar à política, mas que jamais serviu no gabinete, também recebeu um incentivo na segunda-feira, quando o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, um dos principais entusiastas da desfiliação da UE, declarou seu apoio.

(Por Michael Holden e James Davey)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO