CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Relatório da ONU alerta para riscos da Amazônia virar uma savana e das queimadas no Pantanal

Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento aponta que as crises ambientais continuam em meio à pandemia da Covid-19 e destaca as queimadas no Pantanal e o risco da Amazônia se tornar uma savana

Queimadas na Amazônia (Foto: Bruno Kelly/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) aponta que as crises ambientais continuam em meio à pandemia da Covid-19 e cita o Brasil como exemplo. O documento destaca as queimadas que consumiram boa parte do Pantanal e afirma que a biomas como a Amazônia “enfrentam o risco de mudar de floresta tropical para savana.

“Agricultores e trabalhadores agrícolas às vezes ateiam fogo para preparar a terra para replantio ou para limpar ervas daninhas. Em 2018 e 2019, a Bolívia e o Brasil experimentaram grandes perdas em florestas primárias — no Brasil principalmente por extração de madeira e desmatamento para novos usos da terra e agricultura”, diz o PNUD, de acordo com reportagem de O Globo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para o Pnud, “as luzes de advertência da natureza e da sociedade estão piscando em vermelho”, diante das mudanças climáticas. Segundo o documento, “nenhum país do mundo alcançou a combinação mágica de alto desenvolvimento humano e baixa pressão planetária — ainda”. 

“Já afetados por cada vez mais furacões e incêndios florestais, os países mais pobres podem enfrentar até mais cem dias de clima extremo por ano até 2100. Apesar de serem os maiores responsáveis por causar as mudanças climáticas, os países ricos poderiam reduzir esse número em 18 dias”, ressalta o relatório.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO