CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Rússia pagará dívida externa em rublos

Anúncio ocorre depois que os EUA bloquearam pagamentos a detentores de títulos americanos

Vyacheslav Volodin (Foto: Reuters/Maxim Shemetov)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - Moscou planeja fazer pagamentos da dívida externa em rublos, disse o presidente da Duma russa, Vyacheslav Volodin, nesta quarta-feira. Isso ocorre depois que os EUA impediram a Rússia de pagar sua dívida aos detentores de títulos americanos.

Volodin acrescentou que o país tem todos os recursos monetários necessários para os pagamentos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Os EUA e os satélites que apoiam as decisões de Washington devem se acostumar com o rublo",  disse Volodin em seu canal Telegram na quarta-feira, citando a experiência da Rússia em exigir pagamentos em rublo para remessas de gás como um exemplo de como os acordos podem funcionar.

O Ministério das Finanças da Rússia também confirmou em comunicado que Moscou continuará cumprindo suas obrigações de dívida estatal, apesar do aperto das restrições externas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A decisão do Departamento do Tesouro dos EUA de se recusar a renovar a licença... infringe, em primeiro lugar, os direitos dos investidores estrangeiros em instrumentos de dívida russos e mina a confiança na infraestrutura financeira ocidental", disse o ministério. O comunicado acrescentou que “o Ministério das Finanças da Rússia, como mutuário responsável, confirma sua prontidão para continuar o serviço e o pagamento de todas as obrigações da dívida”.

Na terça-feira, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou que não estenderia a isenção de sanções que permitia à Rússia fazer pagamentos de dívida soberana a investidores americanos, em uma medida que autoridades disseram anteriormente que faria com que Moscou ficasse em default técnico em suas obrigações de dívida. A isenção de licença expirou às 04:01 GMT de quarta-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, criticou a decisão de Washington, dizendo que a Rússia enfrenta uma “situação artificial criada por uma nação hostil”.

Ele observou que “a situação atual não tem nada em comum com 1998, quando a Rússia não tinha fundos suficientes para pagar suas dívidas”, enfatizando: “Temos dinheiro e disposição para pagar”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO