Talibãs se dizem otimistas depois de negociações com EUA

O líder adjunto do movimento Talibã, Mulah Abdul Ghani Baradar, se mostrou otimista nesta quinta-feira (14) com os avanços alcançados nas reuniões com representantes estadunidenses realizadas no Catar

Talibãs se dizem otimistas depois de negociações com EUA
Talibãs se dizem otimistas depois de negociações com EUA

247, com Prensa Latina - O líder adjunto do movimento Talibã, Mulah Abdul Ghani Baradar, se mostrou otimista nesta quinta-feira (14) com os avanços alcançados nas reuniões com representantes estadunidenses realizadas no Catar.

Por meio de um áudio divulgado no Twitter de Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã, Baradar confirma que foram feitos progressos significativos e espera avançar ainda mais no futuro.

A quinta rodada de diálogos realizada em Doha (Catar), entre os insurgentes afegãos e delegados da Casa Branca terminou na última terça-feira (12) com um rascunho de acordo para pôr um ponto final na guerra no Afeganistão, que já dura 17 anos.

Embora não tenham sido divulgados detalhes sobre o acordo, o enviado especial do governo norte-americano para o Afeganistão, Zalmay Khalilzad, comentou em suas redes sociais que houve consenso quanto a dois dos pontos mais importantes: garantias contra o terrorismo e retirada das forças estrangeiras.

O principal problema dessas conversações é o cronograma de saída das tropas estadunidenses.

Os insurgentes querem que essas tropas sejam retiradas em um período de três a cinco meses, enquanto que Washington pretende um prazo mais longo, entre 18 meses e dois anos.

Enquanto isso, os Talibãs mantêm a negativa de negociar com o governo do presidente afegão, Ashraf Ghani. este, por sua vez, considera esta negociação imprescindível para chegar a algum acordo.

Até agora, todas as tentativas de restaurar a calma no Afeganistão fracassaram e o país vive praticamente em guerra desde 2001, quando os Estados Unidos e seus aliados da Otan empreenderam ali uma suposta cruzada contra o terrorismo.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247