Trump enrola Bolsonaro e mantém bloqueio na OCDE

Governo Trump manteve o impasse sobre a adesão de novos membros na OCDE; expectativa nos meios diplomáticos era que governo Trump aproveitasse a reunião do Conselho de Representantes na OCDE, ocorrida nesta terça-feira, 7, para desbloquear a demanda brasileira e de outros países para aderir à OCDE; americanos reafirmam a representantes brasileiros que o governo Trump apoia a entrada do Brasil na OCDE, mas que o alargamento da entidade deve vir num contexto de sua modernização, sem dizer exatamente o que isso quer dizer

Trump enrola Bolsonaro e mantém bloqueio na OCDE
Trump enrola Bolsonaro e mantém bloqueio na OCDE

247 - Depois de ter recebido a Embraer, a base de Alcântara e a liberação de vistos para cidadãos americanos entrarem no Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não cumpriu sua parte na barganha com o presidente Jair Bolsonaro. 

Governo Trump manteve nesta terça-feira, 7, o impasse sobre a adesão de novos membros na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ao mesmo tempo, o governo de Donald Trump elogiou a "posição de liderança" do Brasil em abrir mão do Tratamento Especial e Diferenciado (TED) em acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo informações do jornalista Assis Moreira, do Valor, a expectativa nos meios diplomáticos era de o governo Trump aproveitar a reunião do Conselho de Representantes na OCDE, ocorrida nesta terça, a última que antecede a conferência ministerial de 22 e 23 deste mês em Paris, para enfim desbloquear a demanda brasileira e de outros países para aderir à OCDE. 

Os americanos reafirmam a representantes brasileiros que o governo Trump apoia a entrada do Brasil na OCDE. Mas que o alargamento da entidade deve vir num contexto de sua modernização, sem dizer exatamente o que isso quer dizer.

O que continua na mesa, oficialmente, é a proposta que Washington apresentou em dezembro, na qual apoiava a entrada da Argentina e, para assegurar isso, aceitava ao mesmo tempo a adesão da Romênia impulsionada pela União Europeia (UE).

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247