CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

União Europeia convida chanceler do Irã a debater crise e evitar quebra do acordo nuclear

A União Europeia acredita que pode por meio do diálogo com o chanceler iraniano Mohammed Javad Zarif evitar a escalada da crise com os Estados Unidos, que se intensificou com o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani por ordem do presidente dos EUA Donald Trum, e preservar o acordo nuclear

Chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif (Foto: REUTERS/Carlo Allegri)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A União Europeia convidou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarif, a ir a Bruxelas, para discutir como evitar uma escalada dos conflitos do Irã com os Estados Unidos e discutir a preservação do acordo nuclear firmado com o país em 2015.

O convite foi feito pelo representante sênior do bloco para assuntos exteriores, Josep Borrell, informou a União Europeia em comunicado emitido neste domingo (5).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2015, o Irã firmou um acordo internacional com várias potências mundiais, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia, no qual se comprometia a não desenvolver armas atômicas com seu programa nuclear. Em troca desse comprometimento, os outros países prometeram suspender algumas das sanções econômicas contra o país.

O Irã poderia, ainda, continuar usando o potencial nuclear para fins comerciais, médicos e industriais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2018, entretanto, o presidente americano, Donald Trump, retirou os EUA desse acordo, e desde então vem intensificando as sanções contra o Irã, destaca o G1 em reportagem publicada neste domingo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO