União Europeia convida chanceler do Irã a debater crise e evitar quebra do acordo nuclear

A União Europeia acredita que pode por meio do diálogo com o chanceler iraniano Mohammed Javad Zarif evitar a escalada da crise com os Estados Unidos, que se intensificou com o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani por ordem do presidente dos EUA Donald Trum, e preservar o acordo nuclear

Chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif
Chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif (Foto: REUTERS/Carlo Allegri)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A União Europeia convidou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarif, a ir a Bruxelas, para discutir como evitar uma escalada dos conflitos do Irã com os Estados Unidos e discutir a preservação do acordo nuclear firmado com o país em 2015.

O convite foi feito pelo representante sênior do bloco para assuntos exteriores, Josep Borrell, informou a União Europeia em comunicado emitido neste domingo (5).

Em 2015, o Irã firmou um acordo internacional com várias potências mundiais, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia, no qual se comprometia a não desenvolver armas atômicas com seu programa nuclear. Em troca desse comprometimento, os outros países prometeram suspender algumas das sanções econômicas contra o país.

O Irã poderia, ainda, continuar usando o potencial nuclear para fins comerciais, médicos e industriais.

Em 2018, entretanto, o presidente americano, Donald Trump, retirou os EUA desse acordo, e desde então vem intensificando as sanções contra o Irã, destaca o G1 em reportagem publicada neste domingo.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247